/ Notícias / Necessidade de transformação digital da economia brasileira é debatida em evento da UCPel
Necessidade de transformação digital da economia brasileira é debatida em evento da UCPel
16.10.2017 | 14:42 | #edr
Necessidade de transformação digital da economia brasileira é debatida em evento da UCPel
O evento 2018: Cenários, Tendências e Desafios da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Cláudio Gastal, e o professor e pesquisador da UFSM, Ênio Giotto, para falar sobre inovação e agronegócio. A necessidade de definir uma estratégia digital para o Brasil e as novas tendências digitais do agronegócio foram abordadas pelos convidados. 

Gastal abriu o painel frisando a urgência e a necessidade da definição de uma estratégia digital da economia por parte do poder público. De acordo com o palestrante, algumas das opções são a implantação da Cidadania Digital, criação do Governo Eletrônico, Digitalização da Economia além da abertura do ambiente regulatório para novas tecnologias e novos negócios.
 
Conforme o presidente do MBC, se o Brasil incorporar uma estratégia para transformação digital, até 2020 a economia poderá ter um incremento de 97 bilhões. “Mas para isso precisamos ter um bom marco regulatório para novos modelos de negócios”, adiantou. 

O professor e pesquisador da UFSM, Ênio Giotto, adiantou que proporcionar melhores condições de trabalho para produtores segue sendo o desafio de 2018, especialmente devido ao crescimento da população e a necessidade do aumento da produtividade. “É necessário haver internet no campo para não haver fuga às grandes cidades”, disse. 

Giotto destacou ainda os ganhos da agricultura de precisão com a agregação da tecnologia em processos de produção. “Isso já está acontecendo e coloca a gerência das propriedades dentro do celular”, comentou. Aplicativos gratuitos criados por universidades federais, informou o palestrante, ajudam agricultores a mapear áreas, a emitir o guia de trânsito animal, a realizar levantamento de biossegurança de suínos, mapear a agricultura familiar no estado entre outras ações.    

O evento Cenários, Tendências e Desafios ocorreu no dia 05 de outubro com o objetivo de mapear alguns dos possíveis cenários para o ano de 2018 nas áreas Sociopolítica, Economia, Políticas Públicas, Inovação, Agronegócio e Educacional. O evento foi voltado para gestores da iniciativa pública e privada, lideranças da região, empresas, entidades de classe, acadêmicos e instituições.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?