Universidade Católica de Pelotas Blog da UCPel
Webmail
Aducpel
Agenda de Eventos
Ass. Judiciária
Ass. Médica Ambulatorial
Avaliação Institucional
Balanço Social
Biblioteca
Calendários Acadêmicos
Capelania
CAPS - Centro de Apoio Psicossocial
Chegue Mais Perto
CIPA
Clínica de Fisioterapia
Clínica Psicológica
Comitê de Ética
Conheça Pelotas
Documentos PRAC
Doutorado
Editais e Publicações Oficiais
EDR - Escritório de Desenvolvimento Regional
Especialização
Estrutura
Extravestibular
Formas de Ingresso
Graduação
Histórico da UCPel
Hospital Universitário
Incubadora de empresas – CIEMSUL
Instituição Comunitária
Intranet
Itepa
Laboratório de Análises Clínicas
Links de Interesse
Mantenedora
Marca UCPEL
MBA e Especialização
Mestrado
Missão e Visão
Moodle
NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante
Notícias
Perguntas Frequentes
Plataformas Lattes
Política de Ensino
Politicas de Extensão
Política de Pesquisa
Proficiência em Língua Estrangeira
Projetos de Extensão
ProUni
Rádio Universidade
Seleção Docente
SINAES
Sinpro
Telefones
Trabalhe na UCPel
UCPEL Virtual
Unidades Básicas de Saúde
Vestibular
Vídeos
Webmail
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Atlas de Histologia Médica
Atlas de Histologia Médica II
Cartão Sou UCPel
Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul)
Certificados
Ciências Contábeis
CPA - Comissão Própria de Avaliação
Design de Moda
Direito
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia Elétrica
Farmácia
Filosofia
Fisioterapia
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (Gitep)
Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)
Jornalismo
Jovem Aprendiz
Laboratório de Engenharia Civil
Laboratório de Química Ambiental
Laboratórios de Informática - Centro Politécnico
Letras
Mestrado e Doutorado em Letras
Mestrado e Doutorado em Política Social
Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente
Memória Fotográfica
Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Pacto Universitário de Direitos Humanos
Pedagogia
Portal do Egresso - Sempre UCPel
Programa de Residência Médica
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Rádio Universidade (RU)
Revistas da UCPel
Salão Universitário
Serviço Social
UCPel Mais Saudável
Vestibular

Sapu

Moodle - Segurança Pública
Moodle - Demais cursos
 
 
 
 
 
Cursos

NEWSLETTER

home / notícias / Curso de Filosofia da UCPel divulga mudanças no currículo
NOTICIAS

Curso de Filosofia da UCPel divulga mudanças no currículo

11.10.2017 | Filosofia

O Conselho Universitário aprovou mudanças para o curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A partir do Vestibular 2018, a graduação passa a oferecer Bacharelado de três anos e Licenciatura com duração de quatro anos, com aulas no turno da noite.

A formação dos licenciados foi ampliada e passa a ter 640 horas dedicadas à formação didático-pedagógica dos futuros professores. Além dessa mudança, a grade curricular passou a contar também com quatro estágios, 400 horas de práticas educativo-pedagógicas - que priorizam a inserção do estudante, desde o primeiro semestre, em espaços educativos e 200 horas de atividades complementares que visam uma formação integral, com diversificação no currículo. 

De acordo com a coordenadora, Adriane Möbbs, o curso prioriza a formação didático-pedagógica dos futuros professores, mas sem descuidar da formação específica, bem como da formação do pesquisador. “As mudanças eram necessárias e estão alinhadas à concepção de educação da nossa Universidade, que visa uma formação integral e, nesse sentido, se preocupa com a formação específica do futuro profissional, atendendo às exigências do mercado de trabalho, mas sem descuidar das duas outras esferas que são tão importantes quanto essa: a formação humanística e a formação do pesquisador”, destacou. 

Além da formação específica da área da Filosofia, com disciplinas específicas que são ministradas para os dois cursos (Bacharelado e Licenciatura), a licenciatura conta também com as disciplinas de Conhecimentos linguísticos aplicados à licenciatura, Psicologia do Desenvolvimento Humano, História da Educação, Fundamentos da Educação, Planejamento da Ação Docente, Organização Política da Educação Básica, Educação Inclusiva, Gestão Escolar e Libras - que são disciplinas indispensáveis para a formação de futuros educadores. 

Também fazem parte do novo currículo as disciplinas voltadas para as metodologias de ensino como Metodologia do Ensino de Filosofia e Metodologia do Ensino de Ciências Humanas I e II, com o objetivo de acompanhar a reforma curricular do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. Outro destaque é a Oficina de Produção de Material Didático, com foco em proporcionar ferramentas para que os futuros educadores possam elaborar e desenvolver o próprio material didático.

Mudanças no Bacharelado 

Embora o Bacharelado em Filosofia da UCPel tenha se mantido com duração de três anos, o curso também foi reformulado. A ênfase na graduação permanece na formação do pesquisador em Filosofia, priorizada desde o primeiro semestre de curso, mas adotou disciplinas focadas em preparar ainda mais o estudante para pesquisa e produção filosófica. 

O Bacharelado conta com um currículo diversificado, incluindo as disciplinas de Grego e Latim, Metodologia Filosófica  e Produção Filosófica (que dão ênfase à pesquisa e à produção filosófica), além de disciplinas como: as histórias da Filosofia (ênfase nas disciplinas de Metafísica), Filosofia da Natureza, Filosofia da Religião, Filosofia da História, Estética e Filosofia da Arte, Filosofia Social e Política, Filosofia na América Latina e no Brasil, Teorias sociológicas e Economia Política. Também serão ministradas uma gama de disciplinas voltadas para a formação humanística, que caracterizam a identidade da Universidade.

A reforma buscou atender as Diretrizes do Ministério da Educação (MEC), da Universidade -  priorizando a formação humanística - e também as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), uma vez que a UCPel contribui na formação de futuros presbíteros e freis da Igreja Católica. 

Sobre a reforma no currículo, a coordenadora destacou ainda a importância de manter uma grade atualizada no curso. “O resultado, sem dúvida, será de um profissional habilitado e preparado para exercer sua profissão, com perfil de pesquisador, capaz não apenas de realizar pesquisas acadêmico-científicas, mas de contribuir no dia-a-dia da comunidade em que se insere, bem como de um cidadão ético e crítico preocupado com um olhar de alteridade, que se preocupa com o outro”, ressaltou. 

VER TODAS AS NOTÍCIAS