/ Notícias / Semana Tecnológica das Engenharias e da Matemática está com inscrições abertas
Semana Tecnológica das Engenharias e da Matemática está com inscrições abertas
Semana Tecnológica das Engenharias e da Matemática está com inscrições abertas
Os cursos das Engenharias e da Matemática da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) promovem de 23 a 27 de outubro a Semana Tecnológica das Engenharias e da Matemática, que nesta edição traz como tema “A Matemática está em tudo!”. O evento será composto por palestras, mostras de trabalhos e minicursos e ocorrerá no Pelotas Parque Tecnológico e nos laboratórios de informática do Campus I da UCPel.
 
O objetivo da Semana é promover a divulgação científica e disseminar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica nas áreas da Matemática e das Engenharias. Profissionais e pesquisadores convidados serão os responsáveis por apresentar assuntos voltados às diversas áreas da Engenharia e Matemática, explica o coordenador do curso de Engenharia de Computação, Cláudio Diniz.
 
Confirmaram presença no evento o autor de oito livros didáticos, apreciador da matemática e ex-professor da UCPel, Lino de Jesus Soares, que irá falar sobre a matemática e a tecnologia a partir do século XVII. O professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com experiência nas áreas da Engenharia Elétrica e Engenharia Química, Marcelo Esposito, vai abordar o uso de técnicas de modulação e de estimadores de estado no controle da velocidade de motores elétricos.
 
Dando continuidade na lista de confirmados, o desenvolvedor e coach senior de design thinking da empresa SAP Labs Latin America, Matias Schertel, irá apresentar o tema “Criando Software para Seres Humanos: a importância da empatia para desenvolvedores de software”. O professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Odair Antonio Noskoski, com experiência na área de matemática e engenharia elétrica, trará em sua palestra o tema “A Matemática do Ensino Fundamental à Engenharia”.
 
Ainda compõe a lista de palestrantes o docente José Carlos Bermudez, abordando o tema “Processamento de Sinais – A Ciência por trás de Nossas Vidas Digitais”; a professora e pesquisadora Ana Claudia Patrocinio, apresentando o assunto “Monografia: tecnologias, processamento de imagens e auxílio na detecção precoce de lesões”. Para finalizar a lista de confirmados até o momento, uma mesa-redonda com o tema “Mulheres na Ciência” será conduzida pela professora no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Márcia Barbosa.
 
Com inscrições gratuitas, realizadas através deste link, a Semana Tecnológica das Engenharias e Matemática conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC).
 
Os interessados em apresentar trabalhos durante a Semana Tecnológica devem realizar inscrição até o dia 16 de outubro neste link. A programação completa do evento, como dias e horários, locais e lista de palestrantes confirmados poderá ser conferida em breve através do site http://computacao.ucpel.edu.br/semana/.  
 
Redator: Alisson Lopes 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?