/ Notícias / Coordenadora da CAPES visita PPG em Política Social da UCPel
Coordenadora da CAPES visita PPG em Política Social da UCPel
Coordenadora da CAPES visita PPG em Política Social da UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu na manhã desta quarta-feira (13), a coordenadora da área de Serviço Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Maria Lúcia Teixeira Garcia. A visita da docente faz parte de uma ação para estreitar laços com o Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS).

O programa oferecido pela UCPel é o único na região e um dos três oferecidos em todo o Rio Grande do Sul. Diante do impacto social de ações e pesquisas desenvolvidas na área pela Universidade, a docente destacou a importância de alinhar pontos que qualificam ainda mais o ensino oferecido. A CAPES também tem realizado este acompanhamento em outras instituições que oferecem o curso no Brasil. 

Durante a primeira reunião na reitoria da Universidade Católica foram levantadas questões como a redução de investimentos financeiros, realidade nacional que atinge instituições de ensino federais e comunitárias. Na avaliação do reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, o corte de incentivos à área de ensino fez com que reitores das universidades brasileiras voltassem os olhos para questões de gestão em educação.

A coordenadora da CAPES também destacou o momento delicado enfrentado pelas universidades no Brasil e a importância de buscar medidas que ajudem a manter os cursos na área de serviço social. “É preciso reconhecer o esforço feito e a habilidade com que a UCPel, enquanto instituição comunitária, tem lidado com desafios diante de uma situação complexa para o ensino em geral no país”, ressaltou a coordenadora. 

Ao seguir a agenda de visitas, a coordenadora também se reuniu com professores e discentes do Programa para conhecer mais sobre as formas de atuação dos grupos de pesquisa do PPGPS e ter um panorama geral do curso na UCPel. A docente ainda definiu a visita como uma oportunidade de fechar um ciclo e começar a discutir os desafios da área para o próximo quadriênio. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?