/ Notícias / UCPel lança rede de cuidado e atenção ao acadêmico
UCPel lança rede de cuidado e atenção ao acadêmico
04.09.2017 | 11:40 | #institucional
UCPel lança rede de cuidado e atenção ao acadêmico
Todos os setores da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão unidos para qualificar e intensificar o cuidado e a atenção ao aluno. Uma nova Rede nasce para articular ações interdisciplinares e transdisciplinares com a intenção de identificar possíveis causas que levam o acadêmico a comprometer o seu desenvolvimento e a permanência na Universidade.  

Através de reuniões, representantes do Programa de Apoio Psicológico e Pedagógico do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), do Redes de Desenvolvimento de Habilidades (REDHAc-NUPED), da Capelania Universitária, da Gestão de Pessoas e da Ouvidoria definiram as ações e os serviços permanentes do programa corporativo. A intenção do grupo é sensibilizar todos os funcionários da Universidade para perceber os problemas enfrentados por alunos dentro ou fora da Instituição.  

Atividades como capacitação de funcionários para o atendimento aos alunos e familiares; criação do orientador de semestre, eleição de um professor padrinho; oferta de cursos concentrados de férias, oferta de disciplinas no mês de fevereiro; professor destaque; aluno representante; pacto sentinela de alunos faltosos, entre outros, estão previstas para já acontecerem neste segundo semestre.  

A principal porta de entrada para acolhimento dos acadêmicos será a Capelania. De acordo com o integrante do setor, Diego Gonçalves, os funcionários do espaço serão responsáveis por escutar, realizar pré-diagnóstico da situação e encaminhar para o setor responsável. Coordenadores e professores serão os principais responsáveis por identificar possíveis necessidades dos acadêmicos. O Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE) permanecerá com a oferta de atendimento psicológico, pedagógico e de orientação vocacional. A ouvidoria será o espaço para o envio de críticas, elogios e sugestões.

Conforme o coordenador do Instituto Superior de Formação Humanística, padre Flávio de Oliveira, a concepção inicial de uma Rede nasceu no final do ano de 2016 com a intenção de auxiliar na captação e retenção de alunos. “Logo em seguida, a ideia cresceu e se transformou em um projeto maior, em que a atenção, o cuidado e a amizade são as palavras chaves”, explica. A frase do Papa Francisco ‘amizade é se interessar pelo outro’ é uma dos lemas do Rede A, pontua o coordenador. 

Lançamento Rede A

No dia 31 de agosto, a Rede A foi apresentada oficialmente para todos os gestores e coordenadores de cursos durante uma reunião pela pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti. Na avaliação da pró-reitora, a Rede A reforça para a comunidade acadêmica o compromisso que a UCPel tem com o cuidado ao aluno. “O estabelecimento de relações entre os diversos projetos de apoio ao aluno é o grande objetivo da Rede. Queremos disponibilizar um acesso ainda maior aos estudantes para que sejam acolhidos e ouvidos sempre que necessário”, informou.  

Redator: Rita Wicth - MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?