/ Notícias / UCPel aprimora sistema de segurança com câmeras externas
UCPel aprimora sistema de segurança com câmeras externas
01.09.2017 | 17:58 | #institucional
UCPel aprimora sistema de segurança com câmeras externas
Com a tentativa de eliminar o barulho excessivo e colaborar com o município na fiscalização e no combate às vendas de drogas lícitas e ilícitas, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) adquiriu três novas câmeras de monitoramento de alta tecnologia. Os aparelhos estão instalados em pontos estratégicos para que possam facilitar a identificação de infratores e auxiliar o Poder Público no cumprimento da lei. 

Desde 2012, a rua Gonçalves Chaves, em que fica localizado o Campus I da UCPel, vem sendo palco de baderna, insegurança, comércios irregulares, vendas de bebidas alcoólicas para menores, entre outras ilegalidades. Além disso, centenas de pessoas se aglomeram nas calçadas e via, impedindo o direito de ir e vir do cidadão e descumprindo o Código de Posturas do Município.

A instalação do sistema externo de segurança deverá confirmar o que a UCPel relata rotineiramente aos órgãos públicos. Através das imagens de três câmeras, será possível identificar as irregularidades que ocorrem em torno da zona escolar, como apontar quem são os agentes das ilicitudes ocorridas e, desse modo, contribuir para diminuir a insegurança, a venda e o uso de drogas lícitas e ilícitas. 

O sistema de câmeras aderido pela UCPel será de responsabilidade da instituição, mas também fará parte de um sistema interligado com a Secretaria de Segurança Pública de Pelotas (SSP). As imagens serão monitoradas pela Prefeitura do Campus, mas também disponibilizadas para o órgão público. A Secretaria estuda formas para monitorar permanentemente essas imagens nos horários de não funcionamento da Universidade.

De acordo com o pró-reitor administrativo, professor Eduardo Luís Insaurriaga dos Santos, coibir o barulho excessivo não é uma atividade pertinente da Católica, mas fornecer as imagens facilitará iniciativas de órgãos públicos e colaborará para ações imediatas de segurança. “A partir do momento em que o material estiver disponível para a Secretaria, o Poder Público poderá ter mais ferramentas para deter esta proliferação de fatos que acontece no entorno da UCPel”, comenta.  

O pró-reitor avalia positivamente a instalação das novas câmeras e acredita que as imagens irão auxiliar o sistema de segurança já existente. “Cuidar do nosso entorno é também cuidar da nossa segurança. Conseguir apontar e identificar os atos ilícitos e seus responsáveis será um grande passo para a UCPel e para Pelotas”, finaliza. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?