/ Notícias / Medicina realiza a I Jornada dos Ex-Residentes do HUSFP
Medicina realiza a I Jornada dos Ex-Residentes do HUSFP
17.08.2017 | 11:35 | #medicina
Medicina realiza a I Jornada dos Ex-Residentes do HUSFP
A Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM), a equipe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário São Francisco de Paula (UTI/HUSFP) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizam entre os dias 28 e 29 de agosto a I Jornada dos Ex-Residentes de Medicina Intensiva. Durante os dois do evento, serão tratados tópicos da especialidade dentro da clínica médica. As palestras da Jornada serão ministradas por residentes já formados pelo São Francisco de Paula e ocorrerão no Auditório Dom Antônio Zattera.

No primeiro dia do encontro, serão tratados tópicos como a síndrome do desconforto respiratório agudo, epidemiologia do trauma cranioencefálico, o manejo da cetoacidose diabética e hemorragia subaracnóide. No segundo dia, o manejo do potencial doador de órgãos e tecidos, sedoanalgesia em unidades de tratamento intensivo (UTI) e hipotermia induzida serão abordados. Temas como parada cardiorrespiratória e a situação atual das anfotericinas no tratamento das infecções fúngicas encerram a atividade. 

As inscrições para a I Jornada podem ser realizadas até o dia 28 de agosto através de depósito em conta no valor de R$ 30 – Banco do Brasil, agência 2942-2 – conta corrente 52.532-4. Para concluir a inscrição, deverá ser enviado para o e-mail lacm.clinicaucpel@gmail.com a cópia do comprovante de depósito com nome completo, curso/semestre e o e-mail. Para realizar a inscrição presencialmente, basta comparecer no saguão do Campus I da UCPel ou no Centro Acadêmico do Hospital Universitário São Francisco de Paula. Confira o cronograma completo abaixo:

28 de agosto

19h – Abertura
19h10 – SDRA (Síndrome do desconforto respiratório agudo) Diagnóstico e Terapia com Taiani Vargas
19h40 – Epidemiologia do Trauma Cranoencefálicio, com Marina Bainy
20h40 – Manejo da Cetoacidose diabética e da SHNC (Síndrome hiperosmolar não cetótica) na Emergência, com Edgard Vernetti
21h10 – Hemorragia Subaracnóide, com Cristiane Lettnin

29 de agosto

19h – Manejo do Potencial Doador de órgãos e tecidos, com Bianca Orlando 
19h30 – Sedoanalgesia em UTI, com Michele Rhoden
20h30 – Pós-PCR (Parada Cardiorespiratória), com Tatila Werner
21h – Situação atual das anfotericinas no tratamento das infecções fúngicas com Alessandro Pasqualotto – médico infectologista

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?