/ Notícias / Primeira turma do curso de Fisioterapia da UCPel completa 10 anos de formada
Primeira turma do curso de Fisioterapia da UCPel completa 10 anos de formada
01.08.2017 | 14:46 | #fisioterapia
Primeira turma do curso de Fisioterapia da UCPel completa 10 anos de formada
Saudosismo, recordações passadas e alegrias foram as palavras que nortearam o encontro dos 10 anos da formatura da primeira turma do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). No último sábado (29), o palco escolhido para esse reencontro foi um velho conhecido dos egressos - o auditório dois do Campus Franklin Olivé Leite.  

O evento iniciou com a benção do capelão da UCPel, padre Martinho Lenz, que com o texto de reflexão lembrou a importância da profissão para a sociedade. A construção do curso, a inserção nos hospitais e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e momentos históricos foram relembrados nas falas dos professores que fizeram parte destes 14 anos de história. A turma ingressou na Universidade em fevereiro de 2003 e, em 27 de julho de 2007, os estudantes colaram grau e receberam o título de bacharéis em Fisioterapia. 

O compromisso da UCPel, além de formar profissionais capacitados tecnicamente para exercer suas funções na comunidade, é formar bons seres humanos capazes de serem protagonistas na construção de uma sociedade mais saudável. A pró-reitora acadêmica e uma das fundadoras do curso, Patrícia Haertel Giusti, afirma esse dever da Universidade e destaca que o encontro foi um momento de reconhecer que a UCPel formou, além de ótimos profissionais, ótimos seres humanos.  

Para a pró-reitora acadêmica, a oportunidade de reencontrar a turma é bastante gratificante, pois é possível reconhecer todo esforço feito pela Universidade e pelos docentes. “A minha expectativa é que no dia de hoje, além de saber um pouco mais de cada um, possamos nos fortalecer mais uma vez enquanto profissionais, na nossa área de atuação e, especialmente, na responsabilidade e compromisso de fazer uma sociedade melhor”, destaca. 

Em julho de 2007, quem representou a turma como orador foi Gustavo Ferreira, que no encontro agradeceu mais uma vez a oportunidade. O egresso atua como docente na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e mesmo não trabalhando diretamente com a fisioterapia afirma que o conhecimento adquirido na UCPel é primordial para o dia-a-dia de trabalho. “A fisioterapia da Católica contribui para a área da saúde em geral, hoje trabalho com outros cursos usando o meu conhecimento conquistado aqui”, conta. 

Gustavo comenta que o reencontro afirma a característica de união que a turma sempre carregou e a satisfação de ver os colegas realizados profissionalmente e pessoalmente. “Hoje, vem toda a história que aqui vivemos nestes quatro anos e meio, então, é só comemorar e agradecer o ótimo convívio que sempre tivemos”, finaliza. 

Redação: Rafaela Rosa
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?