/ Notícias / Alunos da UCPel retornam de intercâmbio em Portugal
Alunos da UCPel retornam de intercâmbio em Portugal
25.07.2017 | 11:48 | #direito
Alunos da UCPel retornam de intercâmbio em Portugal
Ter a experiência de estudar em outro país muitas vezes parece uma missão impossível, mas para os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi uma missão realizada. Os estudantes retomaram suas atividades na UCPel nesta segunda-feira (24), após um ano de estudos em Portugal. 

Os acadêmicos Laura Larré e Gabriel Bonow já pensavam na possibilidade de estudar no exterior e quando surgiu a oportunidade não desperdiçaram. “Eu já tinha pesquisado no site da UCPel sobre intercâmbios e mobilidades acadêmicas, estava só esperando abrir o edital”, comenta Laura. Ela morou e estudou em Lisboa, onde cursou os dois semestres do curso na Universidade de Lisboa (ULISBOA). O colega Gabriel estudou na Universidade Católica Portuguesa (UCP), que fica localizada na cidade do Porto.

Laura e Gabriel acumularam diversas experiências nos doze meses de estudos. Os acadêmicos destacam pontos importantes na jornada, como a interação com estudantes estrangeiros na Universidade e a oportunidade de prestigiar palestras como a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Eles apontam, ainda, que a principal diferença notada foi o método de estudos utilizado em Portugal, que recorre mais à teoria do que a prática.

Além das experiências profissionais e acadêmicas adquiridas, os intercambistas afirmam que o crescimento pessoal é grandioso. Para Gabriel, a vivência de poder estudar em uma Universidade renomada no exterior garante um enorme amadurecimento. “Com certeza indico o intercâmbio para todos os estudantes. Se tivesse a chance de fazer novamente, não pensaria duas vezes e faria”, conta.
 
A UCPel possui convênios de cooperação com 18 universidades estrangeiras e auxilia em todo procedimento de matrícula na instituição. Devido à parceria com as instituições, o aluno intercambista fica isento de mensalidades e matrícula, e se responsabiliza pelos investimentos com alojamento e alimentação. Os acadêmicos interessados em vivenciar esta experiência devem entrar em contato com o setor UCPel Internacional – Mobilidade Acadêmica e Cooperação Internacional, através do email intercambio@ucpel.edu.br. 

Redação: Rafaela  Rosa
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?