/ Notícias / Engenharia Civil desenvolve ponte de macarrão que suporta mais de 200 quilos
Engenharia Civil desenvolve ponte de macarrão que suporta mais de 200 quilos
06.07.2017 | 11:44 | #engenharia-civil
Engenharia Civil desenvolve ponte de macarrão que suporta mais de 200 quilos
Parece algo incomum, mas entre os acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é tradição. Construir uma ponte através das técnicas aprendidas em sala de aula utilizando como base o macarrão foi a proposta do professor Francisco Gonçalves aos estudantes do 9° semestre. Quanto mais peso a estrutura suportar, mais bem executado está o trabalho. 

A atividade ocorre em diversas Universidades do país e a cada ano a expectativa para quebrar o recorde é maior entre os acadêmicos. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lidera a disputa, com uma estrutura que suporta 234 quilos. 

Neste ano a ponte montada pelos estudantes da UCPel pesou 2,440 quilos e suportou uma carga de 208 quilos. O grupo, formado por sete alunos, superou a conquista do ano anterior, que alcançou a marca de 188,2 quilos. 

De acordo com o regulamento estabelecido pelo concurso, os integrantes do grupo executaram uma ponte estilo treliça com dentes de gerber. Os acadêmicos salientam que os cálculos executados, a qualidade do material utilizado e os fatores de segurança foram os diferenciais para a conquista. Juntamente com o trabalho prático, os estudantes entregaram um relatório com todos os dados do teste destrutivo de pontes de macarrão. 

Segundo o professor responsável pelo desafio, este tipo de atividade estimula os alunos e prepara para a prática de mercado. “O diferencial da UCPel é ter alunos que desde o início estagiam na área e docentes que são experientes no mercado de trabalho, e, através disso, conseguem levar para dentro da sala de aula a vivência da atuação profissional”, comenta Francisco Gonçalves.  

Para o acadêmico Sidnei San Martins, o trabalho representa uma escala real de tudo que foi aprendido em sala de aula. “Conseguimos ter uma visão ampla dos nossos conhecimentos e desse modo transformamos eles em realidade. A dinâmica da prática nos ajuda a fixar a aprendizagem”, destaca.

Além de Sidnei, o grupo também era composto pelos estudantes Hédna Quadros, Fernanda Vaz, Jorge Ramaje, Gustavo Wally, Lucas Radatz, Marcelo Pinto Rezende e Roger Beltrão Carré.

Vestibular de Inverno 2017

Permanecem abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno da UCPel. São ofertadas vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo ainda possui cinco datas disponíveis para a realização de uma prova de redação. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de julho. Mais informações podem ser obtidas em ucpel.edu.br/vestibular.   

Redator: Rafaela Rosa




Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?