/ Notícias / Violência contra a mulher é tema de vídeo de alunas de Comunicação
Violência contra a mulher é tema de vídeo de alunas de Comunicação
28.06.2017 | 16:57 | #jornalismo #publicidade-e-propaganda
Violência contra a mulher é tema de vídeo de alunas de Comunicação
A violência sofrida diariamente pelas mulheres foi inspiração para a produção de um vídeo que retratou a opressão vivida pelo sexo feminino. O material foi elaborado por alunas do 7° semestre dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para a disciplina de Projeto Experimental. O objetivo do trabalho, intitulado “Respeita as Mina”, é expandir a proposta e ampliar a compreensão sobre o tema, criando uma rede de conscientização. 

A ideia teve como mote a conscientização do público masculino sobre os diferentes tipos de assédio sofrido pelas mulheres. Mostrar que determinadas frases não são elogios e que roupas curtas e decotadas não servem como autorização para qualquer tipo de assédio foram os principais tópicos que estimularam as acadêmicas para a realização do trabalho.

Desenvolver a campanha em material audiovisual foi a aposta do grupo para gerar impacto maior, através dos olhares e das frases ditas pelas atrizes. “Divulgar o vídeo nas redes sociais teve a finalidade de expandir a produção para outros públicos e perceber a aceitação, através de curtidas e compartilhamentos”, explica a acadêmica Karolaine Abib. As estudantes também têm intenção de enviar o trabalho para futuros congressos e em atividades extracurriculares. “Queremos mostrar para os homens que somos livres para usar uma minissaia sem nos sentirmos culpadas”, completa Karolaine. 

Na avaliação da docente e orientadora do grupo, Otavia Cé, a agressão ainda é vsita como algo normal na sociedade. Razão pela qual o trabalho se propõe a mudar um discurso padronizado e machista. “As meninas sempre mostraram muito essa veia, essa necessidade de reagir à questão do machismo e da violência”, explica a docente ao destacar que o grupo sempre se voltou à questão de gênero.   

O grupo autor do trabalho é formado, além de Karolaine, por Ana Carolina dos Anjos, Ingrid Stefanie, Julia Chuirki, Karoline Peter e Mayse Martins. 

Redatora: Rafaela Rosa

Confira o vídeo abaixo:


Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?