/ Notícias / Hospital São Francisco de Paula celebra 59 anos de fundação
Hospital São Francisco de Paula celebra 59 anos de fundação
26.06.2017 | 17:39 | #husfp
Hospital São Francisco de Paula celebra 59 anos de fundação
São 59 anos de serviços prestados à comunidade. Nesta terça-feira (27), o Hospital Universitário São Francisco de Paula da Universidade Católica de Pelotas (HUSFP/UCPel) está de aniversário. Uma programação intensa foi planejada para marcar a data e também para iniciar as comemorações alusivas aos 60 anos de fundação. 

A partir das 10h, a programação de aniversário se iniciará com a apresentação da Banda do Exército. Às 10h30min um abraço simbólico contará com a participação de funcionários e comunidade para demonstrar a importância do Hospital para a região. A inauguração de um relógio com contagem regressiva para os 60 anos será feita às 11h. 

Pela parte da tarde, a partir das 15h, haverá a realização de missa, lançamento do novo slogan e do selo comemorativo dos 60 anos. Uma confraternização encerra a programação idealizada por um grupo de funcionários do São Francisco. Um dos pontos altos do evento deverá ser a apresentação do novo slogan do HU, criado através de um concurso feito entre os colaboradores. Uma comissão especial avaliou as propostas e a melhor delas será conhecida na data.  

Durante os próximo 365 dias, muitas outras atividades estão previstas para ocorrer. Inaugurações de novos espaços, qualificação de estrutura e de atendimento, entre outros, sairão do papel. A intenção do grupo de funcionários responsável pela programação é apresentar no dia 27 de junho de 2018 um novo conceito do Hospital. 

A serviço da região

Em 27 de junho de 1958 foi inaugurada a instituição, hoje carinhosamente chamada de Chico. Fundada como uma sociedade anônima, na época Hospital de Clínicas de Pelotas Doutor Francisco Simões, a ideia inicial era que o local fosse apenas uma casa de saúde. No entanto, o projeto teve êxito e acabou transformando-se em hospital. 

Em 15 de fevereiro de 1976 a UCPel, graças ao bispo da Diocese de Pelotas e reitor da instituição de ensino na época, Dom Antônio Zattera, adquiriu a instituição, assumindo oficialmente o controle do hospital em 1º de agosto de 1976, dando um caráter filantrópico ao atendimento oferecido à comunidade. Surgia assim o Hospital de Clínicas da Universidade Católica de Pelotas que, em 1996, com o objetivo de fortalecer a identidade filantrópica e católica, recebeu o nome de Hospital Universitário São Francisco de Paula. 

Durante essa trajetória, o HUSFP foi transformado em um dos maiores e mais modernos hospitais de médio porte do Rio Grande do Sul, cujo principal objetivo é ser uma instituição autossustentável, de referência macrorregional, reconhecido pela excelência dos processos de assistência, ensino, pesquisa e gestão em saúde.

Confira a programação
 
10h - Abertura com apresentação da Banda do Exército

10h30min - Abraço simbólico e parabéns ao Hospital

11h - Inauguração Relógio Regressivo aos 60 ANOS

15h - Missa em Ação de Graças

16h15min - Lançamento do Slogan do Hospital

16h30min - Lançamento do Selo Comemorativo aos 60 anos

16h45min - Confraternização

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?