Universidade Católica de Pelotas Blog da UCPel
Webmail
Aducpel
Agenda de Eventos
Ass. Judiciária
Ass. Médica Ambulatorial
Avaliação Institucional
Balanço Social
Biblioteca
Calendários Acadêmicos
Capelania
CAPS - Centro de Apoio Psicossocial
Chegue Mais Perto
CIPA
Clínica de Fisioterapia
Clínica Psicológica
Comitê de Ética
Conheça Pelotas
Documentos PRAC
Doutorado
Editais e Publicações Oficiais
EDR - Escritório de Desenvolvimento Regional
Especialização
Estrutura
Extravestibular
Formas de Ingresso
Graduação
Histórico da UCPel
Hospital Universitário
Incubadora de empresas – CIEMSUL
Instituição Comunitária
Intranet
Itepa
Laboratório de Análises Clínicas
Links de Interesse
Mantenedora
Marca UCPEL
MBA e Especialização
Mestrado
Missão e Visão
Moodle
NAE - Núcleo de Apoio ao Estudante
Notícias
Perguntas Frequentes
Plataformas Lattes
Política de Ensino
Politicas de Extensão
Política de Pesquisa
Proficiência em Língua Estrangeira
Projetos de Extensão
ProUni
Rádio Universidade
Seleção Docente
SINAES
Sinpro
Telefones
Trabalhe na UCPel
UCPEL Virtual
Unidades Básicas de Saúde
Vestibular
Vídeos
Webmail
Administração
Arquitetura e Urbanismo
Atlas de Histologia Médica
Atlas de Histologia Médica II
Cartão Sou UCPel
Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul)
Certificados
Ciências Contábeis
CPA - Comissão Própria de Avaliação
Design de Moda
Direito
Enfermagem
Engenharia Civil
Engenharia de Computação
Engenharia Elétrica
Farmácia
Filosofia
Fisioterapia
Gestão Comercial
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Financeira
Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (Gitep)
Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP)
Jornalismo
Jovem Aprendiz
Laboratório de Engenharia Civil
Laboratório de Química Ambiental
Laboratórios de Informática - Centro Politécnico
Letras
Mestrado e Doutorado em Letras
Mestrado e Doutorado em Política Social
Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento
Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação
Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente
Memória Fotográfica
Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)
Pacto Universitário de Direitos Humanos
Pedagogia
Portal do Egresso - Sempre UCPel
Programa de Residência Médica
Psicologia
Publicidade e Propaganda
Rádio Universidade (RU)
Revistas da UCPel
Salão Universitário
Serviço Social
UCPel Mais Saudável
Vestibular

Sapu

Moodle - Segurança Pública
Moodle - Demais cursos
 
 
 
 
 
Cursos

NEWSLETTER

home / notícias / Acadêmico de Letras da UCPel utiliza conceito de ‘memes’ para tornar aula mais atrativa
NOTICIAS

Acadêmico de Letras da UCPel utiliza conceito de ‘memes’ para tornar aula mais atrativa

20.06.2017 | Letras

Difundidos pelas redes sociais, os memes propagam informações e tratam temas do cotidiano com leveza e bom humor. Motivado por estudos na área que já identificam este como um gênero textual, o acadêmico do sétimo semestre do curso de Letras da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Julian Rodrigues, passou a utilizá-los como uma ferramenta de ensino na sala de aula com alunos do Ensino Médio.

A expressão meme é bastante conhecida e utilizada na Internet, referindo-se ao fenômeno de “viralização” de uma informação, ou seja, qualquer vídeo, imagem, frase, música que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade. Na sala de aula, Julian utiliza os memes como apoio para trabalhar a questão de gêneros textuais para uma turma do segundo ano do Ensino Médio na Escola Estadual Cassiano do Nascimento.

Os resultados tem surpreendido o acadêmico que buscava ferramentas que tornassem as aulas de Português mais atrativas. A motivação veio por meio da orientação da professora Thais Rochefort e do artigo de Mariana Brizola, The zoeira never ends - os memes da internet como expressão de identidade. O estudo destaca o meme não apenas como diversão, mas como forma de revelar muitas coisas sobre a atual dinâmica social e sobre a forma que lidamos com a questão das identidades. 

“O meme é uma unidade de transmissão cultural. Um replicador cultural. Ele apropria-se de uma imagem ou uma ideia para criar outra imagem ou outra ideia. Considero um gênero textual, mas aplico em outros gêneros também”, destaca o acadêmico.

Antes de trabalhar com interdiscurso do meme, Julian desenvolveu um questionário para conhecer melhor os estudantes. Para ele, um dos principais desafios dos professores de Língua Portuguesa é despertar o interesse dos alunos, mostrando que a disciplina pode ser estudada e aplicada a temas mais próximos da realidade deles. “Da mesma forma que utilizo histórias em quadrinhos para dar minhas aulas, os memes espalhados pela internet são uma forma de representar o possível sentimento dos alunos durante a apresentação da matéria e quase sempre eles se identificam”, complementa Julian.

Vestibular de Inverno 2017

A UCPel recebe inscrições para o Vestibular de Inverno até o dia 13 de julho. São ofertadas vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo será composto por uma redação com 10 datas disponíveis para a realização da prova. Mais informações estão disponível em ucpel.edu.br/vestibular

Redator: Alisson Lopes

VER TODAS AS NOTÍCIAS