/ Notícias / UBS Sanga Funda divulga criação do Conselho Local de Saúde
UBS Sanga Funda divulga criação do Conselho Local de Saúde
UBS Sanga Funda divulga criação do Conselho Local de Saúde
Mais um avanço para a implantação da Rede Bem Cuidar na Unidade de Atendimento Básico (UBS) do bairro Sanga Funda, administrada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), ocorreu com a realização de uma oficina para apresentar a importância e atuação do Conselho Local de Saúde. No dia 04 de julho haverá mais um encontro rumo a implantação efetiva do órgão, responsável por planejar e fiscalizar os programas de saúde.

Inaugurada no mês de dezembro de 2016, a UBS Sanga Funda vem ganhando a cara da comunidade graças à adesão ao programa Rede Bem Cuidar. Três reuniões já ocorreram entre moradores, Prefeitura e UCPel, com o objetivo de conhecer as principais demandas dos moradores. Duas delas, a qualificação do atendimento e a oferta de atividades que promovam o bem-estar, já são realizadas pela Unidade. 

De acordo com a coordenadora da Rede Bem Cuidar, Aline Geppert, o primeiro encontro com os moradores do bairro serviu para identificar o que era entendido como uma UBS ideal para o seus usuários. “Os participantes do encontro relataram os principais problemas enfrentados e analisaram possível soluções”, comenta. A principal reivindicação foi quanto à melhoria no atendimento. “Antes da inauguração da nova sede, era comum ter que ir para a fila ainda pela madrugada para conseguir uma ficha”, lembra a gestora. 

Com o novo acolhimento, qualquer pessoa chega na UBS e já é acolhida. E dependendo da urgência do caso, o atendimento ocorre na mesma hora. Casos menos graves são agendados para atendimento com dia e hora marcados. Outra demanda já implantada diz respeito a atividades relacionadas ao lazer. Todas as terças-feiras e quintas-feiras, por exemplo, a UBS promove o projeto da Prefeitura Vida Ativa, com aulas de ginástica no CTG localizado ao lado da Unidade.   

Além de atender de forma satisfatória a comunidade, o novo espaço de saúde ainda serve de laboratório para acadêmicos dos cursos da área da saúde da UCPel. Têm ou terão atuação no local os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia, informa o professor Cayo Otavio Moraes Lopes. Neste semestre letivo, pelo menos 25 acadêmicos realizam estágio supervisionado na Unidade.

Na avaliação de Aline Geppert, a reunião da Prefeitura, UCPel e comunidade na cocriação da Rede Bem Cuidar fará com que a essa Unidade tenha um formato único.  “Cada UBS de Pelotas tem sua característica. A gestão não propõe um formato pronto e por isso dizemos que ela ainda está sendo implantada”, informa. 

A expectativa da gestora é que até o final do ano, a implantação da Rede Bem Cuidar esteja concretizada. “Com implantação do Conselho Local de Saúde, a comunidade estará ainda mais apropriada dos processos fazendo com que todos se sintam responsáveis por cuidar e ajudar a manter o espaço”, diz.   

Como funcionará

Na última reunião ocorrida na UBS, na última quinta-feira (8) a vice-coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Jaqueline Dutra, apresentou para a comunidade e profissionais da Unidade como deve ser a atuação do Conselho Local de Saúde. Dentre as atividades que deverão ser exercidas pelo grupo de representantes, estão a indicação de prioridades, avaliação, fiscalização das ações de saúde a serem executadas pela UBS na sua área de abrangência.  

A próxima etapa para a implantação do Conselho ocorrerá no dia 04 de julho, momento em que serão definidos os integrantes da comissão provisória de formação do órgão. A vice-coordenadora do Conselho, Jaqueline Silva, destaca que é de extrema importância a participação da comunidade na construção e atuação da UBS. “A Unidade deve se propor a fazer um trabalho consensual para ter uma boa avaliação do serviço que é prestado,” justifica.

Conforme o líder comunitário do bairro, Rene Nobre, a criação do Conselho irá proporcionar uma maior aproximação da comunidade com a equipe de saúde, além de também integrar os representantes do bairro com o Conselho Municipal de Saúde. “A comunidade é quem melhor conhece os problemas enfrentados por moradores do bairro, por isso acreditamos que podemos ajudar de forma positiva nesse processo de construção”, pontuou. 

Após a formação do conselho provisório, haverá reunião para definição dos membros titulares e dos representantes dos profissionais que atuam na UBS. A primeira reunião do grupo eleito iniciará oficialmente as atividades do Conselho.   

Redação: Alisson Lopes e Rita Wicth – MTB 14101

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?