/ Notícias / UCPel participa da 4° Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária
UCPel participa da 4° Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária
29.05.2017 | 18:05 | #capelania-e-identidade-crista
UCPel participa da 4° Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária
 
Com o objetivo de dar visibilidade às questões agrárias, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integra a 4° Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. Com a proposta de trazer a problemática para dentro das Universidades, serão debatidos os temas direito à educação e a criminalização dos movimentos sociais. O evento ocorre de 30 de maio a 3 de junho em lugares itinerantes de diversas instituições parceiras.

A programação da jornada será diversificada e contará com a realização de mesas-redondas, rodas de conversa, cine debates, oficinas, atividades culturais, feira de produtos e visita ao assentamento Lagoa do Junco. As atividades irão ocorrer no saguão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/Jaguarão), na Escola Família Agrícola da Região Sul (Efasul/Canguçu), no Auditório do Direito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), nos campi Pelotas e CAVG do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFsul), no Auditório do Colégio Municipal Pelotense e no Auditório Dom Antônio Zattera da UCPel.

Para o docente e um dos organizadores do evento, Tiago Nunes, discutir o tema da Reforma Agrária permite desvelar o atual modo de produção e de distribuição da riqueza do país. “O tema da reforma agrária ganha especial importância no atual cenário de instabilidade política, de desmonte e privatização das instituições públicas e de ataques aos nossos principais direitos sociais. Empenhar-se numa Reforma de base popular é fortalecer a soberania alimentar; é oferecer uma alternativa à atual crise econômica; é viabilizar a produção de alimentos saudáveis com respeito à saúde de quem produz e de quem consome”, destaca.

 A proposta do evento é construída de forma coletiva, juntamente com Movimento dos Trabalhadores(as) Rurais Sem Terra (MST), UCPel, UFPel, IFsul, Unipampa, Efasul e Cáritas Arquidiocesana de Pelotas. As inscrições serão realizadas nos locais das atividades e os participantes receberão certificados conforme a carga horária de presença. O evento é destinado a toda a comunidade acadêmica e será gratuito. Confira a programação completa aqui
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?