/ Notícias / Acadêmicos de Serviço Social visitam assentamento Herdeiros da Luta
Acadêmicos de Serviço Social visitam assentamento Herdeiros da Luta
25.05.2017 | 11:27 | #servico-social
Acadêmicos de Serviço Social visitam assentamento Herdeiros da Luta
Alunos do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realizaram no domingo (21) visita técnica ao assentamento Herdeiros da Luta, localizado no município de Canguçu. A atividade foi idealizada com a intenção de proporcionar aos participantes uma vivência junto aos integrantes do Movimento sem Terra (MST).

Proposta pela disciplina de Economia Solidária, ministrada pela professora Cristine Ribeiro, a visita contou com a presença de acadêmicos do terceiro, quinto e sétimo semestres. O grupo de alunos foi recepcionado pelos coordenadores do assentamento Herdeiros da Luta, uma associação composta por 57 famílias assentadas e fundada em maio de 2006. O grupo reivindica a luta social pela terra e pelo direito de existir. 

Para a professora responsável pela atividade, Cristiane Ribeiro, o objetivo da visita foi o de proporcionar aos acadêmicos o conhecimento prático. “Conhecer o Movimento sem Terra, presenciar suas experiências na agricultura campesina e cooperativa é enriquecedor aos alunos”, comenta. De acordo com a docente, o encontro também serviu para desconstruir o discurso imposto por parte da sociedade.

O aluno do sétimo semestre do curso, José Oliveira, comenta que a visita ao assentamento proporcionou a satisfação em conhecer agricultores que acreditam que através de seus esforços estão fazendo a diferença. “Trabalhar em um local pouco fértil e com pouco recurso financeiro, ensina que a coletividade e o trabalho cooperativo estão sendo uma experiência que lhes tem rendido frutos. Hoje vivem e sobrevivem do que plantam e colhem na terra”, comenta. 

O Movimento sem Terra está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país. São cerca de 350 mil famílias que conquistaram a terra por meio da luta e da organização dos trabalhadores rurais. Mesmo depois de assentadas, estas famílias permanecem organizadas no MST, pois este é considerado o primeiro passo para a realização da Reforma Agrária.
 
Vestibular de Inverno 2017

A UCPel recebe inscrições para o Vestibular de Inverno até o dia 13 de julho. São ofertadas vagas para os cursos Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo será composto por uma redação com 10 datas disponíveis para a realização da prova. Mais informações estão disponíveis em ucpel.edu.br/vestibular

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?