/ Notícias / Novos espaços voltados à inovação contam com a curadoria da UCPel
Novos espaços voltados à inovação contam com a curadoria da UCPel
Novos espaços voltados à inovação contam com a curadoria da UCPel
Dois novos espaços voltados para o desenvolvimento da inovação, cocriação e empreendedorismo contam com a curadoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Três salas no Pelotas Parque Tecnológico e uma localizada na Casa Una já vêm sendo utilizadas como laboratórios de ensino e terão atuação voltadas para o desenvolvimento de novas ideias aliadas às necessidades do mercado e da comunidade.

No Parque Una, novo bairro planejado de Pelotas, alguns encontros já estão ocorrendo no espaço destinado à educação na Casa Una. Reuniões entre docentes da instituição, profissionais atuantes no mercado, egressos e acadêmicos, assim como a criação de novos cursos pensados para atender demandas de empresas, vêm sendo realizadas. Um dos cursos previstos e que já está com o formato mais adiantado pretende ofertar qualificação voltada à produção de conteúdo para mídias digitais. 

As três salas localizadas no Pelotas Parque Tecnológico abrigarão a partir do segundo semestre o Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul/UCPel), o Laboratório de Inovação Educacional e o Observatório Regional, informa o coordenador de Graduação e Extensão da Católica, professor Luiz Fernando Meirelles. Empresas em estágio avançado de incubação deverão deixar a sede na UCPel para se instalar no Parque. 

Já o Laboratório de Inovação incentivará o trabalho voltado para a realidade virtual. “No espaço vamos produzir conteúdo na linguagem de vídeo nos novos padrões tecnológicos do YouTube, hoje a principal plataforma aberta da atualidade”, comenta Meirelles. Ainda no Parque Tecnológico, o Observatório Regional será o responsável por dar corpo às ações voltadas ao desenvolvimento regional proposta pelo Programa Líder.

Na avaliação do reitor do UCPel, José Carlos Pereira Bachettini Júnior, a participação da Católica em dois locais considerados inovadores demonstra que a instituição está rompendo barreiras e ocupando novos espaços voltados ao empreendedorismo e inovação criados em Pelotas. “Queremos que a UCPel esteja em todos os espaços e não apenas em seus Campi. Essa integração proporciona o avanço para a resolução de problemas de forma conjunta, contribuindo para o crescimento da região”, avaliou. 

Aplicação de novas metodologias

Os dois espaços também servirão para o experimento de diferentes metodologias ativas combinadas com o ensino híbrido, explica o coordenador de graduação e extensão da UCPel. “Estamos diversificando e rompendo com as paredes da sala de aula tradicional para criar novos cursos e reestruturar algumas das nossas graduações”, comenta o coordenador. 

Reuniões com representantes da construção civil para discussão de problemas de mercado ocorreram no Pelotas Parque Tecnológico. A reunião foi proposta pelo professor da UCPel Samuel Ongaratto, com o objetivo de incentivar nas graduações da Católica a pesquisa de problemas reais enfrentadas pelo mercado.

Na Casa Una, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Denise Dias Alves, promoveu encontro com profissionais atuantes do mercado de trabalho, representantes da área, alunos e egressos do curso para discutir uma reestruturação. Os cursos da Comunicação realizaram recentemente o projeto experimental Job na Rua, coordenado pelas professoras Otávia Cé e Cristina Porciúncula, também no Parque Tecnológico.



Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?