/ Notícias / Alunos fazem levantamento arquitetônico no prédio do antigo Colégio Santa Margarida
Alunos fazem levantamento arquitetônico no prédio do antigo Colégio Santa Margarida
22.05.2017 | 14:00 | #arquitetura-e-urbanismo
Alunos fazem levantamento arquitetônico no prédio do antigo Colégio Santa Margarida
Mais um prédio histórico na cidade de Pelotas terá seu levantamento arquitetônico feito pelos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Desta vez, o antigo Colégio Santa Margarida, construído em 1935, foi a edificação escolhida para receber o levantamento técnico contendo diagnóstico de conservação, possibilidades de restauro e alternativas para melhor utilização. 

Divididos em grupos, os estudantes realizam atualmente uma análise das patologias para detectar as condições de pisos, revestimentos, esquadrias, por exemplo. Anteriormente à etapa prática, ocorreram encontros de apresentação e debate do levantamento cadastral arquitetônico do prédio, assim como aulas teóricas em que os diversos tipos de patologias foram apresentados. 

De acordo com a professora das disciplinas de Construção III e Técnicas Retrospectivas, Daniele Luckow, a associação da teoria com a análise in loco ajuda os acadêmicos a trabalharem com mais responsabilidade, visto que o levantamento terá uma aplicabilidade real. Após o término da etapa do diagnóstico de patologias, será elaborado um relatório conjunto em que indicações para alternativas de restauro serão apresentadas. Também integrará o relatório possibilidades para melhor utilização do prédio, oportunidade em que diversas novas sugestões para valorização do espaço serão apresentadas. Uma investigação sobre a história da edificação também integra o documento.

Na avaliação da acadêmica do sétimo semestre, Xana Porto, a parte prática da disciplina proporciona o contato com uma construção que apresenta problemas reais, o que possibilita a resolução de diferentes obstáculos. “O sétimo semestre é todo voltado para a associação da teoria com a prática e essa vivência é extremamente válida”, explicou a acadêmica. 

A cada semestre, um prédio histórico do município é escolhido para se tornar objeto de estudo dos acadêmicos da UCPel. Já receberam o levantamento arquitetônico o Palacete Antunes Maciel, a Cotada, o Castelo Simões Lopes Neto, o antigo almoxarifado da Prefeitura, a antiga Câmara de Vereadores, o Theatro Guarany, o Palacete Payssandu, o Clube Caixeral, os casarões Seis e Oito da Praça Coronel Pedro Osório e o Mercado Público.       

História do prédio 

O prédio fundado pelo Bispo Doutor Willian Thomas, em 1934, segue o estilo Art déco. O arquiteto responsável foi Arthur Ward Júnior. A escola teve inauguração em 1936. Inicialmente, foi concebida para ser uma escola para meninas, voltada para o ensino cristão e preparação para as atividades do lar. Em 1941 transformou-se em escola secundária e, em 1958, passou a receber também meninos. Atualmente pertence à UCPel.  

Vestibular de Inverno 2017

A UCPel recebe inscrições para o Vestibular de Inverno até o dia 13 de julho. Além de Arquitetura e Urbanismo, são ofertadas vagas para os cursos Administração, Ciências Contábeis, Direito (manhã e noite), Engenharia Civil, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. O processo seletivo será composto por uma redação com 10 datas disponíveis para a realização da prova. Mais informações estão disponíveis em ucpel.edu.br/vestibular
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?