/ Notícias / UCPel participa da segunda etapa de definições do programa Líder
UCPel participa da segunda etapa de definições do programa Líder
10.05.2017 | 18:40 | #edr
UCPel participa da segunda etapa de definições do programa Líder
Desde segunda-feira (08) a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) participa de mais uma etapa do Programa Líder, em andamento na cidade de Bagé. O encontro reúne lideranças das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste com representantes do Sebrae - responsável pelo Programa -, e da Universidade Católica de Milão. Na quinta-feira (11) e sexta-feira (12), a comitiva da instituição italiana estarão na Católica para dar prosseguimento à implantação de um Observatório Regional. 

O segundo encontro do Programa tem como objetivo definir a metodologia de implantação do Observatório Regional, que servirá de apoio para as decisões da governança das três regiões. Para isso, durante dois dias, foram realizadas capacitações conduzidas por representantes da Itália, oportunidade em que o funcionamento do Observatório italiano foi exposto.

Durante as capacitações, também foram definidas quais serão as principais potencialidades do território composto por 43 municípios do Estado. As lideranças integrantes do programa do Sebrae ainda fizeram uma análise sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das três regiões com o objetivo de concentrar os trabalhos nos reais interesses de cada região. 

No programação do grupo, foram realizadas capacitação sobre o Observatório e visitas a vinícolas de vinho e a produtores de uva. Além da UCPel, participam o encontro em Bagé representantes do Sebrae, Universidade de Milão, da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Coredesul, Embrapa, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além de outras lideranças dos setores público, privado e terceiro setor. 

Conheça o Líder

O projeto Líder visa mobilizar lideranças das regiões Sul, Fronteira Oeste e Campanha para a promoção do desenvolvimento regional. No total, 126 líderes de 43 municípios integram a iniciativa. Além do reitor José Carlos Bachettini Júnior, representam a UCPel no programa os coordenadores do Escritório de Desenvolvimento, Regional Fábio de Castro Neves e Samuel Ongaratto. 

Os eixos priorizados em cada região são: Campanha – Agronegócio, Educação, Energia e Turismo; Fronteira-Oeste - Agronegócio, Energia, Indústria e Turismo; Sul - Agronegócio, Educação, Energia e Recursos Hídricos, Tecnologia e Inovação e Turismo.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?