/ Notícias / UCPel será ponto de vacinação contra a gripe no dia 17 de maio
UCPel será ponto de vacinação contra a gripe no dia 17 de maio
03.05.2017 | 16:53 | #enfermagem
UCPel será ponto de vacinação contra a gripe no dia 17 de maio
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será ponto de vacinação contra a gripe Influenza H1N1 no dia 17 de maio. A atividade ocorrerá no saguão do Campus I, das 9h às 20h. A ação, que contará com a participação de 35 alunos do curso de Enfermagem, será destinada aos grupos prioritários: crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos, professores de escolas públicas e privadas, trabalhadores da área da saúde e pessoas portadoras de doenças crônicas. 

Os estudantes de Enfermagem, além de promover a vacinação, fornecerão diversas orientações à comunidade. “A atividade do acadêmico é importante para que desenvolvam no cenário da prática suas habilidades, fazendo com que tenham uma formação diferenciada”, comenta a professora e coordenadora da atividade, Gilda El Halal.

Conforme a coordenadora, as vacinas são ofertadas através de uma parceria da Universidade com Prefeitura de Pelotas, e a campanha é aberta para a comunidade. “No ato da vacina será preciso comprovar que se está no grupo de risco, seja através de documentos de identidade ou de prescrições médicas especificando o caso de doença crônica”, alerta. 

Além da UCPel, que será ponto de vacinação no dia 17 de maio, usuários do sistema público de saúde já podem obter a dose no Centro de Especialidades, localizado na rua Voluntários da Pátria, 1.428, e também nas 52 Unidades Básicas de Saúde (UBS) existentes em Pelotas. 

Como evitar a gripe

Existem algumas recomendações preventivas que podem reduzir o risco de contrair a doença. Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool, assim como evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes, são algumas delas. Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo e não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal também são orientações divulgadas pelo Ministério da Saúde. 

Fique atento aos sintomas 

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38/39 graus e de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?