/ Notícias / Nova Clínica Psicológica será inaugurada no Campus da Saúde na próxima quarta-feira
Nova Clínica Psicológica será inaugurada no Campus da Saúde na próxima quarta-feira
27.04.2017 | 14:03 | #psicologia
Nova Clínica Psicológica será inaugurada no Campus da Saúde na próxima quarta-feira
As novas instalações da Clínica Psicológica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) serão entregues para a comunidade e acadêmicos nesta quarta-feira (03), às 14h. Instalado no Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite, o espaço contará com nove consultórios e três salas para uso de acadêmicos e funcionários. A transferência da clínica para o Campus deverá qualificar as atividades de assistência à saúde prestadas à comunidade usuária do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O prédio da nova Clínica foi totalmente reformado e planejado. As nove salas de atendimento são mais amplas e deverão qualificar o serviço prestado para cerca de 4 mil pessoas por ano. Conforme explica a coordenadora do curso de Psicologia, professora Andrea Wagner, a Clínica é o local de atuação das disciplinas práticas ministradas entre o 6º e 10º semestres. “Neste semestre letivo, 26 acadêmicos desenvolvem atendimento nas áreas de Psicoterapia e de Educação, voltado para problemas de aprendizagem”, informou.       

Outro ganho com a transferência da Clínica é a mudança do horário de atendimento, que funcionará das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia. A tranquilidade do Campus, localizado em um espaço amplo e arborizado, deverá agradar aos pacientes em tratamento. “O Campus Saúde é mais silencioso do que o antigo. Os pacientes deverão se sentir mais à vontade, sem o estímulo externo do barulho de carros e de pessoas conversando”, avaliou a docente.

A integração dos acadêmicos da Psicologia com os demais alunos dos outros cursos da saúde é outro ponto positivo destacado por Andrea. O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel também utilizará o espaço para a realização de diversas pesquisas.  

Por ser um serviço especializado, a Clínica Psicológica não funciona como porta de entrada para novos pacientes, que deverão receber o primeiro atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou no próprio Campus Saúde, setor de Saúde Mental. “Só após uma primeira avaliação é que os pacientes são encaminhados para cá”, informa. Atualmente, a Clínica realiza somente atendimentos individualizados, mas para o segundo semestre letivo está prevista a retomada de atividades destinadas para grupos. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?