/ Notícias / UCPel inaugura nove consultórios odontológicos
UCPel inaugura nove consultórios odontológicos
20.04.2017 | 17:24 | #odontologia
UCPel inaugura nove consultórios odontológicos
A Clínica Odontológica I foi formalmente entregue nesta quinta-feira (20) para os acadêmicos da primeira turma do curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Instalados no Campus Dr. Franklin Olivé Leite, os nove consultórios odontológicos serão utilizados neste semestre letivo para as primeiras atividades práticas dos acadêmicos. O atendimento para a população deverá iniciar no primeiro semestre de 2018. 

O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, lembrou que o curso de Odontologia, idealizado em 2012, nasceu com um diferencial: ter obtido do Ministério da Educação (MEC) a nota 5, avaliação rara concedida para um projeto pedagógico. “É fato inédito um projeto pedagógico nascer com 5, o que nos enche de orgulho e de responsabilidades”, afirmou. Bachettini falou ainda sobre o projeto pedagógico institucional da Católica, que é o de ensinar atendendo. “Em breve nesse local vamos propiciar para a nossa comunidade acesso à saúde bucal de qualidade”, disse.          

A inauguração da primeira clínica de odontologia marca também a revitalização do Campus Saúde. Diversas obras de qualificação estão ocorrendo no local, como pintura geral, requalificação da rede sanitária, instalação de nova rede interna de energia elétrica, lógica e telefônica, entre outras. Conforme o andamento dos acadêmicos para os próximos semestres da graduação, novas clínicas odontológicas serão construídas. 

De acordo com a coordenadora da Odontologia, professora Patrícia Guerreiro, a inauguração da clínica é o segundo passo dado desde a criação do curso. “O primeiro passo foi o início das aulas da nossa primeira turma. O nosso próximo desafio será manter nosso conceito 5 junto ao MEC”, adiantou. 

Reconhecimento da comunidade

A nova clínica odontológica da UCPel nasce com boa expectativa por qualificar o atendimento de saúde bucal em Pelotas e região. Na avaliação da coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura de Pelotas, Mariane Laroque, o serviço prestado pela Católica irá ampliar as ações voltadas para o atendimento odontológico. “Temos 45 Unidades Básicas de Saúde que prestam esse tipo de atendimento, mas a demanda é enorme. Ainda vamos definir como serão os fluxos de atendimento e esses espaços já nascem bem-vindos”, comentou.   

Para o Presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Seção Pelotas, Gilson José Enricone dos Anjos, a clínica tem uma excelente estrutura. Na sua avaliação, a cidade ganha com a criação de mais um espaço voltado para o atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).  

As acadêmicas do terceiro semestre do curso, Mayara Blota e Marcella Barcellos, avaliaram positivamente a estrutura da nova clínica. “Adorei o espaço e atendeu a minha expectativa. O início dos atendimentos será positivo para a população”, disse Mayara. Já para a acadêmica Marcella, além da inauguração da clínica, as reformas que ocorrem no Campi estão revitalizando o local. “Quem estudou aqui antes, como eu, consegue notar a grande diferença”, analisou. 

De acordo com as duas acadêmicas, o principal diferencial do curso da UCPel é capacitar para que o futuro profissional tenha uma visão completa do paciente atendido. “Ao estagiar em UBS aprendemos como é importante atender com a visão do todo, levando em consideração a realidade e as condições financeiras da comunidade”, explicou Marcella.        

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?