/ Notícias / Acadêmicos da Odontologia UCPel atuam no Programa Sorrindo na Escola
Acadêmicos da Odontologia UCPel atuam no Programa Sorrindo na Escola
17.04.2017 | 15:54 | #odontologia
Acadêmicos da Odontologia UCPel atuam no Programa Sorrindo na Escola
Cinco acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) integram o Programa de Educação em Saúde Bucal da Prefeitura de Pelotas Sorrindo na Escola. Através da iniciativa, 13 mil crianças e adolescentes de 88 escolas municipais aprendem a técnica correta para a realização da escovação. (Clique na foto para ver outras imagens)

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jeremias Fróes, crianças de cinco anos participaram da atividade coordenada pela cirurgiã-dentista e odontopediatra Gilda do Amaral. Um desenho animado informativo sobre os cuidados necessários com a saúde bucal foi apresentado aos pequenos. Na sequência, a dentista e os acadêmicos da UCPel ensinaram aos alunos a maneira correta da realização da escovação.

O Programa da Prefeitura foi criado em 2015 com o objetivo de fazer da escovação uma rotina diária dos estudantes. De acordo com a dentista e coordenadora do Sorrindo na Escola, as atividades educativas ajudam os alunos a terem autonomia no controle da placa bacteriana. “Através da realização da escovação orientada conseguimos treinar a técnica correta com as crianças”, explica. 

As orientações sempre são transmitidas de forma lúdica e contam com a participação de um cãozinho de pelúcia para demonstrar como deve ser a escovação. Uma dentadura gigante também é utilizada nas explicações. Ao término da atividade, os estudantes ainda ganham um kit, composto por estojo, escova de dente, pasta de dente e fio dental. 

Para a acadêmica da UCPel e bolsista do Programa, Victória Concli, a experiência vivenciada com as visitas é uma oportunidade de inserção nas ações de saúde pública. “Saímos dessa experiência mais humanizados. A participação no Programa é importante por preparar o acadêmico para a realização do trabalho em uma realidade diferente da encontrada em consultórios particulares”, avaliou.      

Outra acadêmica integrante da ação, Luisa Chagas, vê nas visitas aos estudantes uma oportunidade muito rica em aprendizado. “Trabalhar com crianças é muito estimulante porque temos um retorno”, comentou. Ainda conforme a acadêmica, ao proporcionar o acesso a outras realidades, a participação no Programa ensina ao profissional a necessidade de adaptação.  

De acordo com a coordenadora do curso de Odontologia da UCPel, professora Patrícia Guerreiro, a atuação dos alunos do Programa da Prefeitura se dá devido a parceria com o Programa de Educação pelo Trabalho do Ministério da Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS). Os cinco bolsistas acompanham as visitas realizadas pela dentista Gilda desde 2016, com o objetivo principal de incluir acadêmicos no trabalho realizado pelo do Sistema Único de Saúde (SUS). “Através dessa participação, os alunos bolsistas estarão aptos para discutir as questões do currículo mais adequadas às estratégias do SUS”, explicou. 

Também integram o Programa Sorrindo na Escola as acadêmicas Vitória Neves, Carolina Bonow e Raiza Munhoz. Pela equipe da Prefeitura, além da dentista Gilda, participam da equipe as auxiliares de saúde bucal Deise Freitas e Aline Cantarelli. 



Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?