/ Notícias / Lideranças reúnem-se para debater a próxima etapa do Projeto Líder
Lideranças reúnem-se para debater a próxima etapa do Projeto Líder
07.04.2017 | 16:44 | #institucional #edr
Lideranças reúnem-se para debater a próxima etapa do Projeto Líder
A implantação da segunda etapa do Projeto Líder foi pauta da reunião ocorrida na noite desta quinta-feira (06) na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Diversas lideranças da região puderam conhecer as ações que começarão a ser realizadas na Zona Sul, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento. Encabeçado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Líder pretende devolver às regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste o protagonismo que já tiveram. 

Para o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, a segunda etapa pode ser considerada o passo definitivo rumo ao desenvolvimento. Bachettini falou ao grupo sobre sua visita à Universidade de Milão, oportunidade em que pode ver de perto o trabalho desenvolvido pela universidade parceira em relação ao desenvolvimento de território. “A Universidade de Milão não faz mágica. O que eles falam nós também falamos. A grande diferença é que lá a instituição consegue praticar junto com a sociedade todos os planos elaborados”, disse. 

O diretor-superintendente do Sebrae/RS, Derly Fialho, destacou que o Sebrae não e dono do Programa Líder, e sim as lideranças das três regiões do Estado envolvidas com as ações propostas. Durante sua fala, o diretor-superintendente comentou a nova percepção da entidade de apostar no desenvolvimento do ambiente para o crescimento de pequenas empresas. “Levamos 40 anos para nos darmos conta que para desenvolver pequenos negócios não bastava só ofertar assessoria. Só há possibilidade de pequenos negócios se sustentarem se houver um ambiente de desenvolvimento”, afirmou.

A reunião na UCPel foi proposta para apresentar a criação de um observatório que servirá de apoio para a governança da região. Também foi apresentada a proposta de criação de um MBA voltado para empreendedorismo e desenvolvimento rural. O gestor do Sebrae falou ainda sobre a parceria fechada entre Embrapa e as regiões da Campanha e Fronteira para tornar 20 propriedades do território como referências. 

No total, 43 municípios compõem o Líder e são responsáveis 10,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. “O PIB per capta daqui é metade do PIB da Região da Serra. Modificar esse cenário será a razão do nosso esforço e já pudemos ver que existe uma grande disposição das lideranças em participarem dessa jornada”, comentou o gestor do Sebrae. Na avaliação do reitor da UCPel, o Projeto Líder oferece uma oportunidade única para as três regiões envolvidas. “Chegar até aqui e desistir do que foi feito até agora é jogar fora capital intelectual e financeiro”, analisou. 

Também participaram do encontro na UCPel o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Rodrigues Curi Hallal; o vice-reitor da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Fábio Branco; o presidente executivo do Movimento Brasil Competitivo, Claudio Gastal; a presidente do Coredesul, Roselani Silva; a gerente da Regional Sul do SEBRAE/RS, Rosani Ribeiro; além de outras lideranças dos setores público, privado e terceiro setor. 

Conheça o Líder

O projeto Líder visa mobilizar lideranças das regiões Sul, Fronteira Oeste e Campanha para a promoção do desenvolvimento regional. São 126 líderes de 43 municípios na iniciativa. Além do reitor, representam a UCPel no Programa os coordenadores do Escritório de Desenvolvimento Regional Fábio de Castro Neves e Samuel Ongaratto. 

Os eixos priorizados em cada região são: Campanha – Agronegócio, Educação, Energia e Turismo; Fronteira-Oeste - Agronegócio, Energia, Indústria e Turismo; Sul - Agronegócio, Educação, Energia e Recursos Hídricos, Tecnologia e Inovação e Turismo.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?