/ Notícias / Aula inaugural do Serviço Social aborda a Campanha da Fraternidade 2017
Aula inaugural do Serviço Social aborda a Campanha da Fraternidade 2017
30.03.2017 | 11:17 | #servico-social
Aula inaugural do Serviço Social aborda a Campanha da Fraternidade 2017
Como os futuros assistentes sociais podem utilizar o tema da Campanha da Fraternidade 2017 em seu trabalho diário? Foi a partir desse questionamento que a palestrante da aula inaugural do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), assistente social e assessora da Cáritas Regional Porto Alegre, Jacira Teresinha Dias Ruiz, iniciou sua fala na noite da última terça-feira (29).  

A Campanha da Fraternidade de 2017, intitulada "Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida", foi criada com a proposta de dar ênfase à diversidade de cada bioma, além de também estimular as relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que habitam esses espaços. 

Na avaliação da professora do curso, Vini Rabassa da Silva, o evento propôs a reflexão de um tema desconhecido para os profissionais da área. Conforme a docente, a atenção com a Campanha não se esgota com o término da aula inaugural. “Nossos alunos irão trabalhar o assunto em outros momentos do semestre letivo, devido sua amplitude”, justificou. 

De acordo com o capelão da UCPel, padre Martinho Lenz, o tema desse ano é um prosseguimento do abordado em 2016 sobre a necessidade do cuidado com a casa comum. “A Campanha fala da importância de se guardar e cuidar da criação. Por ser um tema tão abrangente, foi reeditado para gerar um aprofundamento”, comentou.   

Para a diretora e assistente social da Cáritas Arquidiocesana de Pelotas, Márcia Rodrigues, a proposta da Campanha traz para todos o sentimento de responsabilidade. A aula inaugural promovida em parceria com a Capelania e Cáritas Arquidiocesana contou ainda com um momento musical. O novo secretário da Capelania, Diego Gonçalves, e duas acadêmicas do curso cantaram a música Trem Bala, da cantora Ana Vilela, que fala sobre o real sentido da vida.   
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?