/ Notícias / Presidente da Capes elogia impacto da produção científica da UCPel
Presidente da Capes elogia impacto da produção científica da UCPel
Presidente da Capes elogia impacto da produção científica da UCPel
Durante visita realizada na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abilio Baeta Neves, elogiou o desempenho do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento. O gestor informou que o impacto da produção científica dos PPG’s da Católica tem uma média superior de aproveitamento quando comparado às demais universidades nacionais.

Ao apresentar o Saúde e Comportamento a Neves, a coordenadora do curso, professora Gabriele Ghisleni, lembrou do histórico do curso, iniciado em 1994 como Mestrado em Saúde Mental. A partir de uma readequação, no ano de 2001, obteve nota 5 do MEC, o que possibilitou a abertura do doutorado. De acordo com a coordenadora, hoje o curso trabalha para obter a nota 6 na próxima avaliação.

Gabriele também mostrou a inserção do Programa na graduação, com bolsistas de iniciação científicas nos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia e Psicologia. Falou ainda sobre a inserção do programa no âmbito social, através de projetos voltados à saúde da população; e a integração existente com o Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, com o desenvolvimento de projetos na área da engenharia aplicadas à saúde, e com o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP).  

Na avaliação de Neves, o Programa está indo muito bem devido à estrutura ter uma grande ramificação em cursos de graduação. “Acho que o Saúde e Comportamento entendeu o atual momento vivido pela Universidade e conseguiu se multiplicar”, comentou.   

O programa possui parceria com universidades regionais, nacionais e internacionais. Federal de Pelotas, Embrapa, Federal do Rio Grande do Sul, Católica do Rio Grande do Sul, Federal de Santa Catarina e Universidade de São Paulo estão entre elas. No âmbito internacional, a Universidade do Texas (UTHealth, The University of Texas) vem recebendo professores do Programa para a realização de pós-doutorado. A colaboração do Programa para o Departamento de Psiquiatria da UTHealth também ocorre frequentemente.  

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?