/ Notícias / Iniciativa proposta pela UCPel conscientiza sobre o trânsito
Iniciativa proposta pela UCPel conscientiza sobre o trânsito
29.11.2016 | 14:35 | #institucional
Iniciativa proposta pela UCPel conscientiza sobre o trânsito
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e a Rádio União estão organizando o projeto “Nós somos o trânsito”. A iniciativa tem o objetivo de dialogar com os jovens estudantes de Pelotas sobre a humanização no trânsito. Visitas em escolas do ensino médio estão ocorrendo para provocar a reflexão sobre de quem é a responsabilidade da circulação no espaço público. 

Coordenado pelos professores da UCPel Adriane Möbbs e Daniel Botelho, a ação pretende trabalhar valores necessários para tornar o trânsito melhor. “Melhor no sentido de mais humanizado, com mais respeito, gentileza, prudência e melhor convivência”, explica a professora. 

Conforme conta Botelho, a ideia de trabalhar com a temática nasceu quando ele viu uma pichação com os dizeres “Nós somos o trânsito”. A partir disso, surgiu o desafio de criar um projeto que transcendesse as salas de aula e também conversasse com a comunidade. “Essa reflexão de ‘quem é o trânsito?’ foi o que nos provocou a iniciar o projeto. O trânsito é formado por cadeirantes, ciclistas, skatistas, motoristas, pedestres, enfim, por todos nós”, afirma o professor.

Durante as visitas nos colégios, são trabalhados temas como alteridade, territorialidade, transporte público, mobilidade urbana e convívio com o próximo no espaço urbano. De acordo com a professora, os alunos participam da atividade expondo suas opiniões através de oficinas e conversas. “É muito importante deixar uma reflexão, pois as principais mudanças nas atitudes no trânsito têm que começar por nós”, pontua Möbbs. No fim da visita, os professores pedem aos alunos para que criem um slogan sobre o trânsito. Os melhores serão escolhidos e divulgados através da Rádio União, parceira do projeto.

Até o momento já foram realizadas cinco visitas: colégio Santa Mônica, Tiradentes da Brigada Militar, Alfredo Simon, Pelotense e Gonzaga. O objetivo é dar prosseguimento às ações em 2017. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no link https://www.facebook.com/nossomosotransito/

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?