/ Notícias / Ideias empreendedoras são apresentadas em sala de aula
Ideias empreendedoras são apresentadas em sala de aula
Ideias empreendedoras são apresentadas em sala de aula
A disciplina de empreendedorismo dos cursos de Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) criou dentro da sala de aula um ambiente inovador. Oito trabalhos identificados com características empreendedoras foram apresentados para empresários com experiência na área de negócios e representantes de incubadoras. 
 
Ministrada pelo professor Samuel Ongaratto, a disciplina de empreendedorismo foi dividida em módulos identificados como características empreendedoras, ferramentas para identificar oportunidades e desenvolvimento do plano de negócios. De acordo com Ongaratto, todos os conteúdos trabalhados com os estudantes foram voltados para o aperfeiçoamento de ideias empreendedoras, a identificação de oportunidades e o planejamento da abertura de uma empresa.     

Além de ter que criar um negócio inovador, a acadêmica da Gestão Financeira, Larissa Baladam, avaliou como positivo a experiência de também ter que organizar o evento em que os planos de negócios foram apresentados para uma banca de convidados. “Logo no início fiquei preocupada com a tarefa de criar uma empresa, mas com o andamento do trabalho e também com o acompanhamento do professor a ideia foi dando certo”, explicou.

O grupo de Larissa, também formado pelos acadêmicos Michel Lemonski e Leandro Knaack, criou um aplicativo para reunir promoções de produtos próximos do prazo final de validade. Intitulado Ih Sobrou, a ideia despertou tanto interesse que já foi apresentada para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, no dia 14 de outubro. 

Outro tema apresentado no evento foi voltado para o ensino descomplicado. A ideia, desenvolvida pelo acadêmico da Gestão Financeira, Paulo Nunes de Ávila, criou um negócio que oferecerá cursos online para qualificação de profissionais da área bancária. “Minha empresa terá metodologia inovadora e valores menores do que R$ 10 para cursos de ótima qualidade”, explica.

Empresas nas áreas de recursos humanos, de confecção de roupas especializadas em tamanhos Plus Size, de tele entrega de comida saudável, tele-entrega de comida fitness e de churrasco congelado foram alguns dos planos de negócios apresentados. 

Banca de avaliadores

Foram os responsáveis pela avaliação dos trabalhos os convidados Jean Quadros, do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (CIEMSul/UCPel), Adalice Kosby, da incubadora de empresas Conectar, vinculada à Universidade Federal de Pelotas, Christian Kuster, do Pelotas Parque Tecnológico, Érica Martins, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Fernando Al Alan, do Café Empreendedor e Leandro Knepper, da Rádio Cultura.

Conforme o professor Ongaratto, o evento organizado para a apresentação de trabalhos foi responsável por aproximar os acadêmicos dos ambientes de inovação existentes. A técnica da incubadora da UCPel, Larissa Pereira, explicou que o evento pode ser considerado como uma prática de prospecção, realizada para aproximar novos empreendedores de incubadoras.
 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?