/ Notícias / Primeiro dia do VIII SENALE/UCPel trata sobre abordagens da língua
Primeiro dia do VIII SENALE/UCPel trata sobre abordagens da língua
Primeiro dia do VIII SENALE/UCPel trata sobre abordagens da língua
O primeiro dia do VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino da Universidade Católica de Pelotas (SENALE/UCPel) teve como foco a apresentação de temas sobre abordagens da língua. Um dos principais eventos do país destinado ao estudo da linguagem recebe nesta edição mais de 400 estudantes, professores e pesquisadores reunidos para refletir sobre os novos campos e áreas de pesquisa e ensino. 

A abertura do evento nesta quarta-feira (16) contou com palestra do professor da Universidade de São Paulo (USP), José Luiz Fiorin, que tratou sobre Língua Portuguesa e Identidade Nacional. Pela parte da tarde, uma mesa redonda abordou o tema Linguagem e Práticas Sociais e teve participação das professoras pesquisadoras Freda Indursky (UFRGS), Suzy Lagazzi (UNICAMP) e Walkyria Monte Mór (USP). 

Ainda na programação do primeiro dia do Seminário, houve espaço para a realização de minicursos e a apresentação de simpósios temáticos. A preocupação com abordagens da língua tanto materna quanto estrangeira foi o tema desenvolvido durante as conferências da parte da manhã e tarde. De acordo com a professora do PPGL/UCPel, Carmen Matzenauer, os debates proporcionaram o conhecimento de fundamentos teóricos sem esquecer de destacar a importância da formação de alunos críticos e de uma educação voltada para a aplicabilidade de estudos desenvolvidos na área da linguagem.  

Na avaliação do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, professor Adail Sobral, o primeiro dia do SENALE contou com uma boa frequência em todas as  atividades previstas. “Confirmaram presença no evento várias universidades do país como da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (UniCamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)”, comentou. 

Confira abaixo a programação do SENALE nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18): 

17/11/2016

8h30min - Mesa Redonda II - “Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo” Coordenação:  Profa. Dr. Carmen Lúcia Barreto Matzenauer (UCPEL). Palestrantes:
Profa. Dr. Camila Lawson Scheiffer (UCPel): Qual é o espaço das pesquisas em linguagem e tecnologia?, Profa. Dr. Marianne Cavalcante (UFPB): Contribuições dos estudos multimodais para as pesquisas em aquisição da linguagem e Profa. Dra. Nadia Azevedo (UNICAP): Linguagem e discurso na afasia;
9h30min - Conferência: Linguagem, conhecimento e tecnologia: a enciclopédia audiovisual da Análise de Discurso Coordenação: Profa. Dra. Luciana Vinhas (UFPEL). Conferencista: Profa. Dra. Bethania Mariani (UFF)
10h30min - Coffee break e Apresentação de Pôsteres de alunos de graduação que inscreveram trabalhos no evento
11h - Simpósios Temáticos
14h - Mesa redonda III - “Linguagem e Ensino: Perspectivas”. Coordenação:  Profa. Dra. Giovana Ferreira (UFPEL). Palestrantes: Profa. Dra. Ana Ruth Moresco Miranda (UFPel): A escrita inicial à luz dos estudos linguísticos, Prof. Dr. Dermeval da Hora(UFPB): Sociolinguística e ensino: relação fala x leitura x escrita e Profa. Dra. Eleonora Albano (UNICAMP): O papel da sílaba na aquisição da linguagem oral e escrita;
15h30min - Coffee break e Apresentação de Pôsteres - alunos de graduação que inscreveram trabalhos no evento
16h - Minicursos
18h30 - Coquetel e Lançamento de livros

18/11/2016

08h30 - Mesa redonda IV - “Discurso, Mídia e Identidade”. Coordenação: Profa. Dra. Clóris Dorow (IFSUL). Palestrantes: Profa. Dra. Solange Gallo (UNISUL): Autoria nos discursos de escritoralidade, Prof. Dr. Pedro de Souza (UFSC): A voz e o dono da voz: processos de escuta e identificação e Profa. Dra. Rebeca Recuero Rebs (UCPel): O discurso de gênero e violência simbólica na mídia social
10h - Coffee break e Apresentação de Pôsteres
10h30min - Mesa Redonda V - “Linguagem, Gênero e Ensino”. Coordenação: Prof. Dr. Hilário Bohn. Palestrantes: Prof. Dr. Rodrigo Borba (UFRJ): Imundície verbal: inovações linguísticas, letramentos de intervenção e os desafios para a educação, Profa. Dra. Norma Discini (USP): Gêneros discursivos em diálogo: a configuração do corpo autoral e Profa. Dra. Susana Bornéo Funck (UFSC): Gênero e seus impasses. 
14h - Simpósios Temáticos
16h - Coffee break e Apresentação de Pôsteres
16h30min - Encerramento e Premiação dos Pôsteres

 


Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?