/ Notícias / Rede Bem Cuidar é tema de palestra na Semana Acadêmica da Enfermagem
Rede Bem Cuidar é tema de palestra na Semana Acadêmica da Enfermagem
11.10.2016 | 18:38 | #enfermagem
Rede Bem Cuidar é tema de palestra na Semana Acadêmica da Enfermagem
Egressos do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), profissionais e professores estiveram reunidos nesta segunda (10) e terça-feira (11) para celebrar os 10 anos do curso através da realização de Semana Acadêmica. Um dos temas abordados no primeiro dia do encontro, o projeto Rede Bem Cuidar, foi apresentado pela supervisora da Atenção Básica da Secretaria da Saúde de Pelotas e egressa da Católica, Aline Geppert.

Reconhecido internacionalmente com o prêmio Center for Active Design: Excellence Winner e nacionalmente com o Inova SUS 2015, o projeto Rede Bem Cuidar vem mudando a realidade do atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Pelotas. Implantado nas UBS’s Bom Jesus, Simões Lopes e Cohab Guabiroba, é formado por nove equipes que atuam na estratégia de saúde da família.

De acordo com a egressa da UCPel e supervisora do Programa, o grande diferencial da Rede Bem Cuidar e também motivo do seu sucesso é o seu formato, baseado na co-criação. “A formação do Programa contou com a participação de usuários, gestores, trabalhadores e Conselho Municipal de Saúde que o construíram através de muitas mãos”, disse.  

A reforma do antigo posto de saúde tornando-o em um local mais agradável e com espaço para outras atividades que promovam a saúde e bem-estar, como educação física e grupos de alimentação saudável, também auxiliaram o projeto a se tornar referência. “A ideia da Rede Bem Cuidar significa cuidado continuo. Unidade e ambiente preparado para receber o usuário e para que ele se sinta acolhido e bem dentro da UBS”, definiu. 

Conforme a palestrante, diversas ações que facilitem o acesso do usuário dentro das UBS’s, tanto na acessibilidade do espaço quanto ao chegar para conversar com um profissional, são trabalhadas junto à equipe das Unidades frequentemente. Criação de farmácias distritais nas UBS’s e agentes equipados com um tablet com aplicativo específico do Programa também se destacam como diferenciais. “O aplicativo está em fase de finalização e possui um roteiro específico para cada tipo de visita. A ferramenta vai servir também para monitorar e avaliar a qualidade da visita”, informou. 

O que é a Rede Bem Cuidar?       

A Rede Bem Cuidar é um projeto de inovação em atenção primaria à saúde. É viabilizado por meio da ação Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa liderado pela Comunitas e executado em parceria com a prefeitura de Pelotas. Com um novo conceito de atendimento em saúde, a Rede Bem Cuidar é desenvolvida em parceria técnica com a Agência Tellus, responsável por envolver usuários, servidores e gestores públicos nos processos de cocriação das melhorias a serem implantadas na unidade de saúde. O projeto existe em apenas 12 municípios do Brasil

10 anos do curso de Enfermagem

Além de palestras, mesas-redondas e a participação de egressos, professores e profissionais reconhecidos no mercado, a abertura do evento contou com descerramento de placa em homenagem aos 10 anos de criação do curso de graduação. Um jantar para celebrar a data também ocorreu no salão de festas do condomínio Lagos de São Gonçalo. Uma mesa-redonda que reuniu ex-alunos que ajudaram a construir o curso finalizou a programação do evento.     


Vestibular

O curso de Enfermagem está entre as 21 graduações oferecidas pela UCPel em seu Vestibular de Verão 2017, que a partir desta edição terá três opções de seleção de ingresso: prova tradicional, agendada ou uso da nota do Enem. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro através do site. A taxa de inscrição para o Vestibular Agendado, prova tradicional e para uso da nota do Enem é de R$ 50 até o dia 07 de novembro. Candidatos à Medicina pagam R$ 150, também até 7 de novembro. Após essa data, os valores serão alterados. 


Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?