/ Notícias / Festa do Dia das Crianças integra usuários da UBS Py Crespo
Festa do Dia das Crianças integra usuários da UBS Py Crespo
10.10.2016 | 10:52 | #medicina #odontologia
Festa do Dia das Crianças integra usuários da UBS Py Crespo
Muita animação, informação e brincadeiras marcaram a segunda edição da festa do Dia das Crianças promovida pela Unidade Básica de Saúde do bairro Py Crespo, que ocorreu na última sexta-feira (07). Acadêmicos da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Núcleo de Estratégia da Família da UBS foram os responsáveis pela organização do evento, que reúne crianças e seus familiares em uma tarde de confraternização. (clique na imagem acima e veja a galeria de fotos)

O encontro também serviu para prestar orientações sobre saúde. Os cursos de Medicina, através da participação das Ligas Acadêmicas de Clínica Médica, Gastroenterologia, Pediatria e Psiquiatria, e os cursos de Odontologia e Enfermagem estiveram presentes com atividades lúdicas e informativas. O Programa UCPel Mais Saudável, através da aplicação do teste de visão, também marcou presença, assim como o programa Primeira Infância Melhor (PIM).  

O curso de Odontologia, por exemplo, criou um grande tabuleiro em que cada casa prestava orientações sobre higiene bucal. Quem chegava ao final da brincadeira, ganhava pasta de dente, escova e fio dental. Já a Liga Acadêmica da Psiquiatria propôs que os pequenos desenhassem como estavam se sentindo. A Liga de Pediatria falou sobre a importância de se ter uma alimentação saudável.   

Para a egressa da UCPel e enfermeira da UBS, Amanda Sanches, o encontro é um oportunidade para promover ações de saúde de forma mais ampla na comunidade. “A festa também serve para alegrar as crianças, pois sabemos que para muitas que estão aqui o presente recebido será o único”, disse. De acordo com a enfermeira, a população é só tem elogios da festa e a cada edição está mais cheia. 

Um dos organizadores da atividade, o acadêmico do curso de Medicina, Alexandre Moch, explicou que o evento criado no ano passado teve como principal objetivo integrar de forma mais efetiva o Núcleo de Estratégia da Família com a comunidade. “Sinto-me feliz porque a aceitação e participação das pessoas nesse evento mostra que as ações do Núcleo estão consolidadas no bairro”, avaliou. 

Diversão e orientação 

Graças à Loja Vazia do Shopping Pelotas e de pessoas que doaram brinquedos para a campanha que começou a arrecadação em julho deste ano, toda a criança que entrou no CTG Os Farrapos, local onde ocorreu a festa, ganhou um brinquedo novo. Além disso, brincadeiras propostas pelo grupo de acadêmicos integrantes do Palhaçoterapia (projeto realizado pela IFMSA Brasil UCPEL), diversos brinquedos infláveis e guloseimas como algodão doce, pipoca, refrigerante e cachorro quente fizeram a alegria dos pequenos.

Marciele Mota, de oito anos, estava gostando de tudo, mas em especial do escorregador gigante e do algodão doce. Graças a uma amiga, ela ficou sabendo da festa. Ingrid de Oliveira, também de oito anos, escolheu a cama elástica como brinquedo favorito. Ela, que compareceu com os colegas do colégio para participar da festa, entre as comidas oferecidas gostou mais do algodão doce, mas também comeu cachorro quente e tomou refrigerante. 

A costureira Cristiane Rodrigues, que levou o filho para participar do evento, avaliou a festa como melhor organizada nesta edição e achou muito interessante a iniciativa de aliar atividades voltadas para as crianças com orientações. “Meu filho fez o teste de visão e eu me informei sobre os sintomas, causas e tratamento da hipertensão”, informou. 

Já a moradora Helena Lemos compareceu com o neto de seis anos para aproveitar as brincadeiras. “Eu acho essa festa muito legal porque às vezes as crianças daqui não têm oportunidade de se divertirem e muitas também não ganham brinquedos”, disse. A aposentada ficou sabendo pelos integrantes do Núcleo de Estratégia da Família, que a visitam uma vez por semana. “Não pude participar no ano passado e estou gostando muito da festa deste ano”, avaliou.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?