/ Notícias / Alunos ingressantes do Direito fazem visita guiada ao Fórum
Alunos ingressantes do Direito fazem visita guiada ao Fórum
27.09.2016 | 17:42 | #direito
Alunos ingressantes do Direito fazem visita guiada ao Fórum
Conhecer o contexto da profissão e as atividades desempenhadas foi o mote, nesta segunda-feira (26), de uma experiência vivida logo no primeiro semestre por alunos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os acadêmicos fizeram visita guiada ao Fórum do município, onde conheceram as instalações e parte das atividades forenses.

Recebidos e ciceroneados pelo diretor do Fórum, Marcelo Malízia Cabral, os estudantes foram apresentados ao trabalho do Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) e dos cartórios judiciais. Na oportunidade, esclareceram diversas dúvidas no âmbito de conciliação, mediação e justiça restaurativa, uma relevante tendência contemporânea. “Eles puderam entender a distribuição dos trabalhos nas varas judiciais de Pelotas, as diferenças entre conciliação e mediação e, por exemplo, a situação atual de implantação do processo eletrônico na Justiça Estadual”, explicou a coordenadora do curso, Ana Luiza Berg Barcellos.

Segundo a professora, a intenção é que nas próximas visitas os alunos possam também acompanhar audiências no Juizado Especial da Violência Doméstica, para que fiquem por dentro do tema e conhecem iniciativas do juizado para o enfrentamento dessa problemática. Ana Luiza cita como exemplo a proposta de integrar a comunicação entre Poder Judiciário e demais órgãos da rede municipal e estadual de proteção à mulher, tornando mais efetivas as medidas protetivas.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?