/ Notícias / Semana Acadêmica da Odontologia começa com dicas sobre mercado
Semana Acadêmica da Odontologia começa com dicas sobre mercado
23.09.2016 | 18:03 | #odontologia
Semana Acadêmica da Odontologia começa com dicas sobre mercado
A primeira Semana Acadêmica de Odontologia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) teve início nesta sexta-feira (23). O evento, que continua nos dias 28, 29 e 30, deu largada à programação com discussão sobre as possibilidades do mercado na área. 

A palestra foi ministrada pela professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Adriana Fernandes da Silva, que possui pós-doutorado nos Estados Unidos. Ela abordou os campos de atuação do cirurgião-dentista, as áreas em ascensão e reforçou a necessidade de engajamento dos estudantes em projetos de extensão e em atividades práticas. “Como a palestra é para alunos do primeiro ano de curso, considerei importante trazer amostras das possibilidades de atuação na área odontológica”, explicou, ao citar possibilidades variadas.

Segundo a professora, dentro da área clínica há a carreira no âmbito privado, composto por consultórios individuais e multiprofissionais, e na esfera pública, como Unidades Básicas de Saúde e forças militares. Na área da docência, o profissional pode dar aula em graduação e pós-graduação. Já o dentista identificado com o ramo empresarial pode encaixar-se em empresas nacionais e internacionais, em busca de inovações no mercado odontológico. “O mais importante é o autoconhecimento. A ‘transpiração’ desse estudante é importante na descoberta da área mais apropriada. E a melhor forma de obter esse autoconhecimento é participar de atividades práticas”, garantiu.

Os acadêmicos ainda tiveram acesso a informações sobre mercados emergentes. Exemplo disso é a inclusão de odontologistas em equipes esportivas. “Existem mais de 220 cursos de Odontologia no país. Os alunos não podem se assustar com essa realidade, pois mesmo formando tantos profissionais, é uma área que tem grandes oportunidades no mercado de trabalho. O mais importante é fazer o que se gosta”, afirma Adriana, autora do recém-lançado livro Dentística Restauradora, que teve um exemplar sorteado entre os participantes do evento.

Programação

A Primeira Semana Acadêmica de Odontologia continua na quarta-feira (28), às 16h, com uma mesa-redonda sobre o tema "Perspectivas da Odontologia nos diversos cenários de atuação", com participação de Alesandro Lorenzi, Cleusa Jaccottet, Roberta Almeida, Patrícia Jardim e Márcia Gastal. Na quinta-feira (29), "Odontologia Legal" e "Genética das Lesões Orais" serão os temas abordados nas palestras, sob responsabilidade de Luciana Conceição e Ricardo Fernadéz-Ramires, respectivamente. Fábio Leite, com "Acupuntura na Odontologia", e Marcos Britto, com "Odontologia do Esporte", encerrarão o ciclo de palestras da Semana Acadêmica na sexta-feira (30). Todas as atividades serão realizadas no auditório 425C, no Campus I da UCPel.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?