/ Notícias / Aluno de Filosofia relata para colegas experiência do intercâmbio em Portugal
Aluno de Filosofia relata para colegas experiência do intercâmbio em Portugal
06.09.2016 | 15:34 | #filosofia
Aluno de Filosofia relata para colegas experiência do intercâmbio em Portugal
O estudante de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Lucas Langie Pacheco, de 22 anos, dividiu com colegas de curso, nesta terça-feira (6), depoimentos e impressões sobre a experiência do intercâmbio que está fazendo em Portugal. O acadêmico cursa disciplinas, na modalidade graduação sanduíche, na Universidade Católica Portuguesa, na cidade de Braga.

Lucas voltou ao Brasil no fim de junho, depois de uma temporada de seis meses na Europa. Aproveitou as férias de verão no Hemisfério Norte para visitar Pelotas, antes de embarcar de volta à Braga no próximo dia 14, quando começará um segundo semestre de estudos no exterior.

O acadêmico frequenta em Portugal disciplinas regulares do curso. "Como em Filosofia o currículo é praticamente universal, tem apenas algumas diferenças pontuais. Os autores tendem a ser os mesmos, mas as metodologias influenciam muito", compara. Razão pela qual Lucas optou por refazer algumas cadeiras, para ter maior grau de profundidade. "Até com vistas a um possível mestrado", complementa, ao acrescentar que também tem buscado frequentar matérias que a UCPel não oferece e outras disponibilizadas aqui, mas ainda não cursadas, para posteriormente solicitar aproveitamento.

Para o estudante da UCPel, a experiência em Portugal tem sido gratificante. "Estar do outro lado do mundo, sozinho, ao mesmo tempo tendo contato com excelentes professores, mestres na área, com uma bibliografia imensa, é muito produtivo. Vem para somar", afirma. Segundo ele, toda a pessoa disposta a se envolver em alguma área do conhecimento deveria passar por um processo como este, para aumentar a visão de mundo e ter acesso a novos pontos de vista: "Enxergar o seu país de fora e conviver com outra cultura traz só aspectos positivos. Só tenho a agradecer à UCPel por ter me oportunizado isso".

Programa de mobilidade

Lucas garantiu a graduação sanduíche em Braga através do programa de mobilidade desenvolvido pela Assessoria de Relação Internacionais e Intercâmbio da UCPel. Segundo a responsável pela área, Carolina Pegorini, um grupo de 22 alunos da Católica se prepara para seguir o mesmo caminho do acadêmico de Filosofia ainda neste mês. 

Os alunos de Arquitetura, Design de Moda, Fisioterapia, Ciências Contábeis e Direito estudarão por pelo menos seis meses em instituições portuguesas. Após esse período, se tiverem interesse, podem pleitear mais um semestre por lá. 

Conforme Carolina, o programa de mobilidade da UCPel oferece oportunidades duas vezes ao ano, quando são lançados editais com as vagas e os cursos que terão direito ao intercâmbio. Informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8235 ou pelo e-mail prointer@ucpel.edu.br.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?