/ Notícias / Nota Oficial - UCPel retira-se do CONPLAD
Nota Oficial - UCPel retira-se do CONPLAD
31.08.2016 | 19:14 | #institucional
Nota Oficial - UCPel retira-se do CONPLAD
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel), membro eleito do Conselho do Plano Diretor de Pelotas (CONPLAD), como uma das representantes das denominadas entidades produtoras dos espaços urbano/rural, vem a público trazer seu entendimento com relação à situação instaurada, após os fatos ocorridos nas últimas reuniões do CONPLAD.

Entendemos que a participação acadêmica nos debates sobre o planejamento da cidade é de real importância, em especial pelas contribuições nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, próprias de uma instituição de ensino superior. Também, pelo retorno dos debates no campo do urbanismo, compartilhado com os estudantes, estes os maiores destinatários da função nuclear de uma universidade.

Em maio de 2016, a Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SMGCMU) apresentou ao CONPLAD uma proposta de alterações no III Plano Diretor de Pelotas. Com base neste documento, cada entidade membro do Conselho pôde fazer discussões internas, levando sua posição ao plenário, através de seu representante.

Com efeito, foram acrescentadas novas propostas que não integravam a discussão inicial. Apesar de considerar a Universidade Católica de Pelotas legítimas as opiniões e desejos de cada uma das entidades, acreditou-se que tais modificações deveriam ser discutidas e examinadas pelas entidades, como ocorrido com as anteriores.
 
De forma alguma a Universidade Católica de Pelotas, como minoria integrante do CONPLAD, deseja politizar, ideologizar ou partidarizar questões que são eminentemente técnicas, pois a posição institucional desta Universidade é também eminentemente técnica.

Ao mesmo tempo, não se teve ou se tem o intuito de causar transtornos à evolução proposta pelo Secretário Municipal, Eng. Gilberto Cunha, e acredita-se que a contribuição da Universidade Católica de Pelotas já pôde ser oferecida através da avaliação da primeira proposição colocada às demais entidades que integram o Conselho, com as discussões, análises e pareceres do prestigiado quadro técnico-docente da UCPel.

Por fim, a Universidade Católica de Pelotas manifesta-se aqui que não busca pleitear o que contempla a ata de nº 006/2016 da reunião do CONPLAD, ocorrida em 10/08/2016. Sendo assim, comunica-se, formalmente, o afastamento da Universidade Católica de Pelotas como integrante do CONPLAD a partir da presente data.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?