/ Notícias / Convite à Reflexão - Jornada Mundial da Juventude
Convite à Reflexão - Jornada Mundial da Juventude
21.07.2016 | 17:57 | #capelania-e-identidade-crista
Convite à Reflexão - Jornada Mundial da Juventude
O tema desse convite à Reflexão é a Jornada Mundial da Juventude (JM), um megaevento que reúne jovens de todo mundo para se conhecerem e celebrarem em comum sua fé cristã. No final deste mês de julho realiza-se mais uma edição desse evento mundial, tento como sede a cidade de Cracóvia, na Polônia.

O primeiro texto fala de novidades deste evento. No segundo, selecionamos para você uma série de frases marcantes do Papa Francisco, dirigidas aos jovens, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude realizada no Rio, em 2013. São textos que iluminam, provocam e inspiram. Um exemplo: 

“Queridos jovens: se queremos que nossa vida tenha realmente sentido e plenitude, digo a cada um e a cada uma de vocês: “bote fé” e a vida terá um sabor novo, terá uma bússola que indica a direção; “bote esperança” e todos os seus dias serão iluminados e o seu horizonte já não será escuro, mas luminoso; “bote amor” e a sua existência será como uma casa construída sobre a rocha, o seu caminho será alegre, porque encontrará muitos amigos que caminham com você.“Bote fé”, “bote esperança”, “bote amor! ”’(Festa de Acolhida a 3 milhões de jovens na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, 25 julho 2013).

Boa leitura! 


Jornada Mundial da Juventude na Polônia terá novidade

De 26 a 31 de julho deste ano (2016) realiza-se a 31ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Cracóvia, na Polônia. Cada três anos, a JMJ reúne jovens de todo mundo para um “Festival” alegre de fé.  Para a jornada deste ano são esperados 2 milhões de jovens de 183 países. É uma iniciativa da Igreja Católica, que começou em 1984 com João Paulo II. 

Está prevista a presença de mais de 7.000 jovens do Brasil na JMJ de Cracóvia. Esses jovens representam seus movimentos e Grupos Jovens e passam por uma cuidadosa preparação e seleção. Muito se engajam depois em atividades pastorais e no voluntariado.

Uma novidade dessa jornada é a realização de um torneio de futebol entre as delegações. Durante a Jornada, os peregrinos irão louvar a Deus com oração, música, dança e também com esporte. Jovens atletas, de diversas partes do mundo, irão participarão do torneio de futebol que faz parte do Festival da Juventude. Num total de 48 times de vários países, entre eles, Brasil, Guatemala, Líbano e Nigéria, se qualificaram para o torneio. Entre os jogadores dos times qualificados estão amadores e profissionais, paróquias e comunidades. “O objetivo do torneio não é tanto ganhar, mas encontrar pessoas que compartilham os mesmos valores”, afirma Gabriel Del Fiaco, criador da Copa Católica. 

A Copa Católica não foca apenas em jogos e competição. “Temos certeza que todos estarão motivados para vencer, mas também prontos para ajudar o outro, se necessário”, destaca Gabriel. Ele acrescenta que este evento esportivo será uma oportunidade para praticar as obras de misericórdia. Os jogadores terão a chance de confortar os aflitos, dar de comer a quem tem fome ou dar de beber a quem tem sede. São esses pequenos gestos que constituem a essência do evento.

Os primeiros jogos de qualificação serão disputados em 26 de julho, ao passo que o jogo principal, o qual irá determinar o vencedor, acontecerá no dia seguinte. A competição ocorrerá no Centro de Desenvolvimento da Zona Com-Com na Rua Ptaszyckiego 6, em Cracóvia. O evento é patrocinado por entidades de Igreja, segundo notícias da Pascom. Fiquemos ligados e orando pelo sucesso da JMJ. 

A pergunta que o “Convite de reflexão” deixa para você é a seguinte: o que motiva esses 7 mil  jovens do Brasil a se engajarem nesse movimento, inspirados na fé e que se abre para levar a mensagem cristã para ao seu ambiente de vida e trabalho?


O que Papa Francisco disse aos jovens do Brasil

Para celebrar os três anos de Jornada Mundial da Juventude, em julho de 2016,  exploramos os discursos do Papa Francisco nos principais momentos em que o Santo Padre se voltou aos jovens durante a jornada no Rio, em 2013. São dicas importantes para vivermos de forma plena a juventude e nos prepararmos para os desafios reservados a nossa geração na construção da civilização do amor. Confira as frases  mais marcantes:

1ª.  “Quantas dificuldades na vida de cada um, no nosso povo, nas nossas comunidades, mas, por maiores que possam parecer, Deus nunca deixa que sejamos submergidos. Frente ao desânimo que poderia aparecer na vida, em quem trabalha na evangelização ou em quem se esforça por viver a fé como pai e mãe de família, quero dizer com força: Tenham sempre no coração está certeza! Deus caminha a seu lado, nunca lhes deixa desamparados! Nunca percamos a esperança! Nunca deixemos que ela se apague nos nossos corações! ” (Santa Missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, 24 de julho de 2013).

2ª. “Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas. Confiemos em Deus! Longe d’Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança, se esgota.” (Santa Missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, 24 de julho de 2013).

3ª. “O cristão não pode ser pessimista! Não pode ter uma cara de quem parece num constante estado de luto. Se estivermos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração se “incendiará” de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado. ” (Santa Missa na Basílica de N. Senhora Aparecida, 24 de julho de 2013.

4ª.  “Aqui, no Rio, farão barulho, farão certamente. Mas eu quero que se façam ouvir também, nas dioceses, quero que saiam, quero que a Igreja saia pelas estradas, quero que nos defendamos de tudo o que é mundanismo, imobilismo, nos defendamos do que é comodidade, do que é clericalismo, de tudo aquilo que é viver fechados em nós mesmos”. (Encontro com os jovens argentinos na Catedral do Rio, 25 de julho de 2013).

5ª.  “Na Cruz de Cristo, está todo o amor de Deus, a sua imensa misericórdia. E este é um amor em que podemos confiar, em que podemos crer. Não há cruz, pequena ou grande, da nossa vida que o Senhor não venha compartilhar conosco.” Via-Sacra com os jovens na Praia de Copacabana (Rio de Janeiro, 26 de julho de 2013).

6ª.   “Deixem que Cristo e a sua Palavra entrem na vida de vocês, deixem entrar a semente da Palavra de Deus, deixem que germine, deixem que cresça. Deus faz tudo, mas vocês deixem-no agir, deixem que Ele trabalhe neste crescimento! ” (Vigília de oração com os jovens, Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

7ª.  ”O coração de vocês, coração jovem, quer construir um mundo melhor. Os jovens nas estradas; são jovens que querem ser protagonistas da mudança. Por favor, não deixem para outros o ser protagonista da mudança! Vocês são aqueles que tem o futuro! Vocês… Através de vocês, entra o futuro no mundo. Também a vocês, eu peço para serem protagonistas desta mudança. ” (Vigília de oração com os jovens, Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013).

8ª. “A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês! ” (Santa Missa pela XXVIII Jornada Mundial da Juventude, Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013).

9ª.  “Queridos jovens, sintam a companhia de toda a Igreja e também a comunhão dos Santos nesta missão. Quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos. Jesus não chamou os Apóstolos para que vivessem isolados; chamou-lhes para que formassem um grupo, uma comunidade. ” (Santa Missa pela XXVIII Jornada Mundial da Juventude, Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013).

10ª.  “Evangelizar significa testemunhar pessoalmente o amor de Deus, significa superar os nossos egoísmos, significa servir, inclinando-nos para lavar os pés dos nossos irmãos, tal como fez Jesus. Queridos jovens, regressando às suas casas, não tenham medo de ser generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho. ” Santa Missa pela XXVIII Jornada Mundial da Juventude (Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013).

11ª.  “Sejam sempre generosos com Deus e com os demais. Não se perde nada; ao contrário, é grande a riqueza da vida que se recebe! Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo. A todos Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um.” (Encontro com os Voluntários da XXVIII JMJ no Pavilhão 5 do Rio Centro, Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013).

12ª.  “Peço que vocês sejam revolucionários, eu peço que vocês vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, crê que vocês não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. E tenham também a coragem de ser felizes!” (Encontro com os Voluntários da XXVIII JMJ no Pavilhão 5 do Rio Centro, Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013).

13ª.  “A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho.” (Cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Galeão/Antônio Carlos Jobim, Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013).

14ª. “Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude, no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia. Pela intercessão materna de Maria, peçamos a luz do Espírito Santo sobre o caminho que nos levará a esta nova etapa de jubilosa celebração da fé e do amor de Cristo.” (Cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional Galeão/Antônio Carlos Jobim, Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013). 

Frases selecionadas por Layla Kamila, com informações do site vatican.va

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?