/ Notícias / UCPel terá novos espaços para alunos no Campus I na volta às aulas
UCPel terá novos espaços para alunos no Campus I na volta às aulas
21.07.2016 | 15:46 | #institucional
UCPel terá novos espaços para alunos no Campus I na volta às aulas
Na próxima segunda-feira (25) tem início oficialmente o segundo semestre letivo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Enquanto os alunos tinham um descanso das atividades acadêmicas, foram preparadas várias novidades para a volta às aulas e o ritmo das obras está acelerado. A retomada das atividades será marcada pela estreia de novas áreas, como um lounge e um novo espaço de convivência no acesso ao Restaurante Universitário, além de uma sala de aula padrão. Em breve, também estará à disposição dos acadêmicos uma nova sala de estudos (Clique na imagem acima e veja a galeria de fotos). 

O lounge estará situado no espaço onde antes ficava a antiga agência bancária. Segundo a coordenadora de infraestrutura da UCPel, Daiane Dias, a ideia é de que o espaço seja utilizado para momentos de descontração e estudos. “Os alunos poderão conversar e relaxar. Pela colocação de mesas, também pode ser um espaço para leitura”, afirma. O local contará com quatro mesas altas, quatro cadeiras, seis puffs e quatro poltronas.

O espaço de convivência situado entre o Restaurante Universitário e a Livraria Vanguarda terá quatro mesas, 16 cadeiras e contará ainda com um guarda-corpo na área para segurança dos alunos. Segundo Daiane, será um espaço multiuso. “Podem ocorrer reuniões e servirá também como complemento ao Restaurante, em momentos em que o RU estiver cheio. Além de possibilitar apresentações artísticas, divulgação de trabalhos universitários, entre outras atividades”, informa Daiane.

Já a sala 407C foi transformada em uma sala de aula padrão. Esse espaço tem janela acústica, para impedir a entrada de som da rua, projetor, cadeiras forradas com corino preto, renovação da pintura e piso, além do ar-condicionado. Essa sala normalmente recebe turmas numerosas e é um projeto que deve ser adotado para as demais salas da Universidade. O objetivo é transformar de duas a três salas de aula normais em salas padrão a cada semestre.

Todas essas novas instalações estarão prontas para o início das aulas. O objetivo é melhorar ainda mais o convívio entre os alunos dentro do espaço acadêmico.

Extensão da Biblioteca

A antiga sala 313C está sendo transformada em uma sala de estudos e é considerada uma extensão da Biblioteca. “A intenção é proporcionar outros ambientes de estudo, que não unicamente a Biblioteca. Essa medida cumpre demandas dos alunos, que pedem outros espaços para esse fim”, diz Daiane. A sala terá três áreas para estudo em grupo, separadas por vidro, totalizando 12 lugares. Além dos espaços grupais, está sendo colocada uma bancada para estudos individuais. Serão mais cinco lugares, com dimensões para atender às necessidades de alunos com deficiências físicas.

Novos alunos

Os alunos que ingressam na Universidade no segundo semestre letivo, assim que chegarem à UCPel para o começo das atividades, devem se direcionar às salas de aulas de seus respectivos cursos, conforme orientações repassadas através do Sistema de Apoio da UCPel (Sapu).

Arte e fotografia

A retomada das atividades contará ainda com duas exposições, de arte e fotografia. No saguão estará a mostra Momentos da Vida, realizada pelo projeto Valor à Vida, iniciativa solidária em benefício do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) promovida pelos alunos do 5º semestre de Publicidade e Propaganda e de Tecnologia em Produção Fonográfica, Jornalismo e Enfermagem. A exposição apresenta em imagens e textos histórias de antigos e atuais pacientes, enfermeiros e médicos da instituição.

Já na Galeria de Arte (Garte) da UCPel será apresentada a mostra de Pop Art intitulada Style, na qual a artista autodidata Débora Milech, de 27 anos, usa um estilo diferente de fotografia, com cores vibrantes, traços tortos e embaraçados para se aproximar do realismo. O trabalho da artista, que começou a pintar aos 14 anos, tem como fonte de inspiração os badalados pintores Romero Brito e Lobo. 
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?