/ Notícias / Conteúdo produzido por estudantes da TV UCPel é veiculado em rede nacional
Conteúdo produzido por estudantes da TV UCPel é veiculado em rede nacional
27.06.2016 | 15:12 | #jornalismo
Conteúdo produzido por estudantes da TV UCPel é veiculado em rede nacional
Um dos diferenciais do Curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) é o amplo campo de atuação prática, que pode ser desfrutado desde o primeiro semestre. São diversos projetos nas diferentes áreas da profissão, em que os estudantes têm oportunidade de estágio e voluntariado. Nesse cenário, o único canal universitário de Pelotas é a TV UCPel, cujo conteúdo tem sido divulgado em rede nacional através de parcerias. Atualmente, 19 estudantes são responsáveis pela produção de conteúdo do canal.

A TV UCPel é filiada ao canal Futura, por exemplo. Periodicamente são veiculadas reportagens produzidas por universitários em Pelotas. Fatos relevantes que acontecem na cidade, tanto factuais quando culturais, são veiculados ainda pela TVE RS e pela TV Brasil, como a cobertura do Festival Internacional Sesc de Música, do Pelotas Jazz Festival e da Feira Nacional do Doce (Fenadoce). Outro fato que proporciona repercussão ao conteúdo produzido pela TV UCPel é a ascensão do Grêmio Esportivo Brasil, que desde a campanha na série C do Campeonato Brasileiro até agora tem rendido bons frutos à produção jornalística desenvolvida pelos acadêmicos.

Canais renomados como Esporte Interativo, Rede TV SP, Band SP e Fox Sports, por exemplo, já veicularam imagens feitas pelos alunos. “Emissoras dos estados de origem dos adversários do Xavante também pedem o conteúdo. Já enviamos reportagens para Minas Gerais, São Paulo, Paraná, entre outros”, comemora a editora-chefe da TV UCPel, Gabriela Voigt. Ela ainda comenta: “Ano passado ficamos entre as quatro emissoras parceiras da TVE com maior participação. Atualmente, enviamos para nossas parceiras em média três matérias por semana”. 

O estudante do sétimo semestre do Curso de Jornalismo da UCPel, Matheus Lopes, é um dos apresentadores do programa Giro Esportivo, do UCPel Notícias e também atua como repórter esportivo. O jovem se diz agradecido por todas as oportunidades geradas pela TV UCPel. “É muito importante ter esse espaço e poder ver meu trabalho ganhando visibilidade no país inteiro. Consegui aparecer como repórter da TV UCPel para todo o Brasil, e tudo isso durante o período acadêmico”, destaca.

Conteúdos à vista

Na semana de aniversário de Pelotas, no começo de julho, uma série de reportagens sobre a importância do charque para o desenvolvimento de Pelotas irá ao ar pelo UCPel Notícias, em três episódios. Posteriormente, o conteúdo será transformado em um TVE Repórter Especial, programa dominical que vai ao ar das 20h30min às 21h no canal gaúcho. 

Ainda em julho está programada uma colaboração com o programa Conexão Futura, do canal Futura. A pauta será o trabalho do mestrando em Engenharia Elétrica e Computação da UCPel, Lucas Costa, que desenvolveu um equipamento com o objetivo de prevenir erros na administração de medicamentos em hospitais. A responsável pela reportagem é a estudante do sétimo semestre Augustine Timm. 

A jovem participou do Geração Futura, projeto que seleciona um estudante de cada universidade parceira para uma série de oficinas na sede da emissora no Rio de Janeiro. Segundo ela, mesmo estando há mais de um ano na TV UCPel, o ganho de conhecimento é diário. “Cada dia tem uma coisa nova para  a gente aprender. E aquilo que a gente já sabe fazer, com o tempo vamos aperfeiçoando. O espaço que a TV UCPel nos disponibiliza para criar, inventar e produzir é o que nos motiva a querer dar sempre o melhor de nós. E no final, ver o nosso trabalho sendo exposto para a cidade, para o Estado, para o país, é maravilhoso”, comemora.

Além de todos os convênios firmados entre a UCPel e outras emissoras, a Universidade proporciona mais uma parceria enriquecedora: através do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do qual a Católica faz parte, existe a Rede de TV’s Universitárias (Rede Prosa). A TV UCPel participa desse grupo, compartilhando uma reportagem sobre determinado tema mensalmente. Os conteúdos são veiculados pelas TV’s parceiras de todo o estado. 

Como acompanhar

A TV UCPel pode ser sintonizada nos canais 15 da NET e 7 da Blue. Matérias e imagens das partidas podem ser conferidas também na fanpage do Giro Esportivo no Facebook. A atração vai ao ar nas segundas e quintas-feiras, ao vivo, às 13h, com reprise nos mesmos dias, às 18h30min. Informações gerais sobre Pelotas estão disponíveis diariamente no programa UCPel Notícias e também na fanpage do telejornal. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira às 12h30min, com reprises às 18h. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?