/ Notícias / Identificação de patologias em prédios históricos é tratada em tese de professor da UCPel
Identificação de patologias em prédios históricos é tratada em tese de professor da UCPel
29.04.2016 | 17:56 | #engenharia-civil
Identificação de patologias em prédios históricos é tratada em tese de professor da UCPel
Traçar um método capaz de identificar e quantificar áreas afetadas pela umidade que vem do solo e a formação de depósitos de cor branca que surgem em revestimentos, danificando a alvenaria, especialmente em exemplares do casario de Pelotas construídos entre meados do séculos XIX e XX, foi o fio condutor da tese de doutorado do professor Paulo Roberto Cabana Guterres, diretor do Centro Politécnico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). O trabalho, intitulado "Argamassas de reabilitação: Estudo da sua utilização e do seu comportamento para o tratamento e recuperação de construções afetadas por eflorescências", defendido no dia 15 de abril na Universidade da Beira Interior (UBI), na cidade portuguesa da Covilhã, obteve grau máximo, por unanimidade da banca, composta por professores de Portugal e da Inglaterra.
 
A tese, orientada pelo professor Luiz Antônio Pereira de Oliveira, teve desenvolvimento teórico/prático baseado no conjunto arquitetônico da cidade de Pelotas. Em primeira análise de caracterização, o Casarão de número 6 da Praça Coronel Pedro Osório, conhecido como Casa Barão de São Luís, projetado pelo arquiteto italiano José Izella Merote, foi o eleito para ser trabalhado. 

Segundo Guterres, o trabalho teve por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia científica/matemática com vistas à identificação e quantificação de áreas afetadas por umidade ascendente e formações eflorescentes em alvenarias de edifícios. "Existem muitos modelos matemáticos que tratam do tema, porém eles são complexos e de difícil aplicabilidade prática ao conhecimento e quantificação destas patologias. O modelo desenvolvido é objetivo e simplificado, permitindo, sem perder qualidade, medir os efeitos negativos do transporte de umidades em meios porosos e propor dosagens de argamassas de reboco que possam sanear os efeitos", explica o diretor do Centro Politécnico. 

A objetividade e a metodologia científica apresentadas, com foco real numa edificação tombada pelo patrimônio histórico, bem como o extenso programa laboratorial, experimental e prático, foram os pontos mais relevantes julgados pela banca, pontua o professor. A tese foi apresentada em congressos internacionais de patologias, em Portugal e Espanha, e será publicada, em breve, no Journal of Civil Engineering and Architecture (JCEA), de Nova York, nos Estados Unidos. Um exemplar da tese está disponível para consulta na na Biblioteca da UCPel. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?