/ Notícias / Calouros do Direito da UCPel entendem o funcionamento do Foro em visita guiada
Calouros do Direito da UCPel entendem o funcionamento do Foro em visita guiada
28.04.2016 | 11:14 | #direito
Calouros do Direito da UCPel entendem o funcionamento do Foro em visita guiada
Em atividade inédita, 49 alunos ingressantes no curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) fizeram uma visita guiada ao Foro da Comarca da cidade na última segunda-feira (25). Com a iniciativa, foi possível proporcionar aos acadêmicos uma visão mais ampla sobre a estrutura do Foro e seus setores, abordar o funcionamento das diversas varas criminais e cíveis, além de proporcionar aos futuros advogados uma oficina de compreensão sobre o acesso à Justiça. 

A visita, proposta pela coordenação do curso e prontamente atendida pela direção do Foro, viabilizou a passagem por todas as instalações do local. Os acadêmicos conheceram cartórios judiciários, gabinetes de juízes, setores de informação, a sala dos oficiais de justiça, o cartório da contadoria e da distribuição. Ainda tiveram acesso ao sistema informatizado e ao funcionamento do processo eletrônico, no Juizado Especial Cível. Ao final, os estudantes presenciaram atos forenses, como audiências cíveis e criminais que estavam em sendo realizadas no momento.

Os alunos foram recebidos pelo juiz de Direito e diretor do Foro de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, e pelo juiz da 6ª Vara Cível da comarca, especializada em Fazenda Pública, Luis Antônio Saud Teles. Os dois foram responsáveis por conduzir a oficina, explicando aos alunos a estrutura do Poder Judiciário, o acesso à Justiça e os meios de solução dialogada de conflitos.

Também participaram da recepção aos universitários os servidores Luis Renato de Sousa Leal, Marília Reis Gonçalves e Pablo Orcina Leonetti, além de outros profissionais do Foro que forneceram diversas explicações sobre a rotina do trabalho forense. Do curso de Direito da UCPel estiveram envolvidas as professoras Marina Ghiggi e Ana Luíza Barcellos, além da coordenadora do curso, Ana Cláudia Siqueira Lucas. 

"Os alunos ficaram satisfeitos e muitos que não puderam participar desta vez manifestaram interesse em que seja propiciada a atividade em outra oportunidade. Estamos articulando uma outra visita, para o segundo semestre letivo", adiantou a professora Ana Cláudia.

Mais atividades previstas 

Atividades como a visita ao Foro e a outras instituições da área têm se tornado parte das dinâmicas oferecidas pelo curso de Direito da UCPel. "Mas neste formato, foi a primeira vez", pontua a coordenadora do curso. 

No próximo mês, iniciativa semelhante será realizada para os alunos do segundo semestre, que visitarão e poderão participar da rotina do Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), da UCPel. Também está previsto para ocorrer um Júri Pedagógico, com assistência a um júri real, também no Foro de Pelotas, do qual devem participar o promotor da 1ª Vara Criminal, José Olavo Bueno dos Passos, o juiz Paulo Ivan Medeiros e o defensor público Varlem Obelar. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?