/ Notícias / Lar da Criança São Luiz Gonzaga entrega certificados de oficinas profissionalizantes
Lar da Criança São Luiz Gonzaga entrega certificados de oficinas profissionalizantes
23.12.2015 | 15:01 | #lar-da-crianca-sao-luiz-gonzaga
Lar da Criança São Luiz Gonzaga entrega certificados de oficinas profissionalizantes
Para muitas das participantes das oficinas de geração de renda promovidas pelo Lar da Criança São Luiz Gonzaga, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), uma nova trajetória profissional teve início na tarde desta quinta-feira (17). A entrega de certificados dos projetos Cozinha Experimental e Autonomia Empreendedora e Qualificando e Promovendo a Inclusão Social e Cultural comprovou a capacitação de 63 novas empreendedoras, que veem na certificação uma nova oportunidade de renda. 

O ramo de atuação das novas profissionais, em sua maioria, é a culinária. Entretanto, os projetos também ofertaram oficinas de artesanato e beleza associadas a palestras sobre empreendedorismo, explica a coordenadora de projetos do Lar, Maria Lúcia Oliveira Gonçalves. “Ao ver a entrega desses diplomas é possível perceber que os dois projetos executados pelo Lar deram certo”, diz.   

Mirian Cruz Wustrow escolheu o ramo de salgados e doces para eventos como sua nova área de atuação. Ela viu nas oficinas ofertadas pelo Lar a oportunidade de buscar a profissionalização. “Eu já pesquisava receitas na internet, mas sempre senti falta de ter acesso à parte prática, que testasse a confiabilidade das receitas”, conta. As oficinas frequentadas por Mirian ainda a auxiliaram a conhecer novas pessoas e a entrar definitivamente no mercado de trabalho.        

O projeto Cozinha Experimental e Autonomia Empreendedora, do qual a Mirian fez parte, ofertou durante todo o ano de 2015 nove oficinas de gastronomia além de palestras e workshops. A verba para realização do projeto foi obtida através de edital do Instituto Renner, lançado pela Rede Parceria Social em julho de 2014.

Já a realização do Qualificando e Promovendo a Inclusão Social e Cultural contou com apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e foi realizado entre 2014 e 2015. Ao todo, foram sete oficinas de temas como culinária, artesanato e beleza que, de acordo com o delegado regional da Secretaria, Fábio Franco, foram importantes para promover a inclusão social das famílias beneficiadas. “A Secretaria está à disposição através do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção Social (PAIPS) para realizar parcerias de projetos como esse”, pontuou.     

Para a coordenadora dos projetos de extensão da UCPel, professora Carina Estrela, é nesses momentos que se percebe a vocação comunitária da Universidade. “Através dessa capacitação várias mulheres terão mais uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho”, avalia. Ao todo, 90 participantes integraram os dois projetos que ainda dependem de financiamento para permanecer com suas atividades em 2016.   
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?