/ Notícias / UCPel recebe doação de equipamentos para laboratórios do Centro Politécnico
UCPel recebe doação de equipamentos para laboratórios do Centro Politécnico
UCPel recebe doação de equipamentos para laboratórios do Centro Politécnico
As empresas Weg e Inove Energias Renováveis realizaram doação de equipamentos para a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Os cursos do Centro Politécnico – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica – serão beneficiados e deverão incrementar atividades práticas realizadas em laboratórios por diversos acadêmicos.   

Os equipamentos doados pela empresa Weg, de Santa Catarina, serão utilizados em atividades como controle de motores, conexões, medições das áreas da Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica, explica a coordenadora dos cursos, professora Mônica Matzenauer. “Esses equipamentos chegam trazendo uma renovação ao laboratório, o que é de grande valia para o aprendizado dos nossos alunos”, pontua. 

Já a empresa Inove Engenharia Renováveis, de Rio Grande, doou um sistema de geração de energia fotovoltaico (energia solar). De acordo com o coordenador do curso de Engenharia da Computação, professor Leandro Pieper, o material terá amplo leque de utilização para todos os cursos que compõem o Centro. O curso de Engenharia da Computação, por exemplo, poderá utilizar o sistema através da elaboração de um programa de aquisição de dados, ou ainda através da criação de um aplicativo de celular para verificar a geração de energia.

Outros cursos, como Engenharia Elétrica, poderão utilizar o equipamento para projetar sistemas de geração de energia e  Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, ampliar projetos com propostas de utilização de energia limpa. O proprietário da empresa Inove Engenharia Renovável, Alex Chagas, destacou a importância de aumentar o número de estudos sobre esse tipo de tecnologia devido à atual demanda de mercado.

Para o coordenador do Centro Politécnico, professor Paulo Guterres, a parceria entre empresa e universidade é responsável por trazer ganhos para diversos setores da sociedade. Já a pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Giusti, mencionou a vocação da UCPel em ser comunitária e destacou o ganho na qualidade de ensino que a Universidade terá através da utilização dos novos equipamentos e que deverá ser revertido para a comunidade.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?