/ Notícias / Programa Negócio a Negócio na UCPel se destaca em pesquisa do SEBRAE
Programa Negócio a Negócio na UCPel se destaca em pesquisa do SEBRAE
25.11.2015 | 15:54 | #edr
Programa Negócio a Negócio na UCPel se destaca em pesquisa do SEBRAE
Implantado em 2012 na Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o Programa Negócio a Negócio (NaN) do SEBRAE oferece consultorias de gestão empresarial a microempresas e empreendedores individuais da região Sul do estado. Em pesquisa realizada pelo SEBRAE, o NaN da Universidade conseguiu melhor nota do estado na categoria "Satisfação dos Atendimentos".  

Os atendimentos são realizados pelos Agentes de Orientação Empresarial (AOE), que são os próprios alunos da UCPel que integram o programa. Independentemente do curso, o estudante recebe um treinamento e está capacitado para prospectar e atender as empresas na região. Os alunos são os responsáveis pelo destaque do Programa na UCPel.

Metas alcançadas 
Um estudo realizado pelo SEBRAE no primeiro semestre de 2015 mostrou que a UCPel conseguiu o melhor desempenho de satisfação quanto aos atendimentos em todo o estado, ficando com a nota 9,85 na Etapa I. Na Etapa II, a Universidade ficou com média superior a nove quanto à satisfação do atendimento.

Essa pesquisa mostrou também que 89,4% dos entrevistados considera que o Programa NaN contribuiu para melhorias do seu negócio, totalmente ou em parte.

Como funciona o programa
O Programa é divido em duas etapas: Etapa de Gestão e Etapa de Inovação. Na Etapa de Gestão são feitas três visitas ao empresário por ano, divididas em ciclos, podendo a mesma empresa ser atendida em vários ciclos. Neles, são aplicados questionários pelos quais se conhece as áreas de gestão deficientes da empresa. Depois, o acadêmico retorna à empresa com um plano de ação para resolver os problemas encontrados e, posteriormente a isso, o Agente de Orientação Empresarial auxilia na implantação do plano e tira dúvidas referentes ao trabalho. Todo esse serviço é orientado e supervisionado. O plano de ação é desenvolvido através de ferramentas do SEBRAE. 

Na Etapa de Inovação, a empresa recebe seis visitas. Quatro visitas são feitas pelos Agentes de Serviços, os mesmos que acompanharam a empresa durante os ciclos da etapa anterior. Outras duas visitas são feitas pelos Agentes de Inovação, que são alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?