/ Notícias / Diretor do Medical Valley visita a UCPel
Diretor do Medical Valley visita a UCPel
21.08.2015 | 20:24 | #institucional
Diretor do Medical Valley visita a UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, nesta sexta-feira (21), a visita do diretor executivo do cluster alemão Medical Valley, Tobias Zobel. O representante do complexo de engenharia, pesquisa e serviço em tecnologia médica está na cidade para conhecer os potenciais locais. Pelotas é um dos municípios que poderão receber atividades do Medical Valley.

Zobel esteve acompanhado da fundadora e presidente da Feira Hospitalar, Waleska Santos, e diretor de Inovação e Tecnologia Hospitalar do Hospital Mãe de Deus, Fábio Gastal. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Estima, ciceroneava o grupo.

Na UCPel, eles foram recebidos por mais de 30 pessoas, a maioria professores e pesquisadores das áreas de Saúde e Engenharia. O chanceler Dom Jacinto Bergmann deu as boas-vindas, falando, especialmente, sobre a característica de serviços de saúde dedicados à população.

A pró-reitora Acadêmica, Patrícia Giusti, apresentou a Católica falando sobre sua natureza comunitária, conceito 4 no Ministério da Educação, cursos de graduação e pós-graduação, atendimentos e projetos, em especial a atuação do complexo de saúde do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). De acordo com ela, um dos pilares do Planejamento Estratégico da UCPel trata justamente de fortalecer as parcerias estratégicas. A pró-reitora mencionou, ainda, a aproximação e diálogo com o Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, construindo linhas de pesquisa específicas e interlocução entre médicos e engenheiros.

O coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação da UCPel, Ricardo Pinheiro, falou aos visitantes sobre as áreas de excelência da Universidade, com destaque para potencial de interação e geração de produtos. Ele mencionou, ainda, características peculiares da cidade que não podem ser encontradas facilmente em outros lugares. Incluem-se aí o fato de ser um município de médio porte - dimensão mais adequada a aplicação de estudos do que grandes centros - e a tradição de estudos epidemiológicos de coorte, referências mundiais, com os quais a população já é familiarizada.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC), Jean Oses, apresentou as potencialidades da integração entre o Programa e o Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, em especial o "casamento" entre Saúde e Neurociência e Processamento de Sinais Biológicos, passando por elementos como estudos de coorte, aplicações ubíquas médicas, ensaios clínicos e sistemas adaptativos. O potencial de inovação também foi apresentado, junto à captação de recursos externos.

O coordenador do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, Eduardo Costa, salientou a concepção do curso já com viés para a área da Saúde e o trânsito dos pesquisadores da engenharia na área da saúde e vice-versa. Além disso, o professor mencionou as parcerias nacionais e internacionais e a forte integração com as empresas, que recebem mestrandos para a realização de estudos ou mesmo enviam seus colaboradores para uma formação na Católica. "Temos potencial e vontade para fazer ainda muito mais, sempre pensando no interesse da população", pontuou.

Próximos passos
Na ocasião, o diretor do Medical Valley disse que a expertise de Pelotas é importante e os potenciais locais serão apreciados na Alemanha. O próximo passo será a elaboração de um "mapa de competências", que deverá nortear essa avaliação.

Zobel falou, ainda, sobre o desenvolvimento do cluster de saúde, que começou há 15 anos, em tempos de crise, em uma região com a maior dívida per capita na Alemanha. Naquela oportunidade, se vislumbrou a possibilidade de criar novos projetos e investimentos. Hoje, mais de 500 empresas trabalham na área de engenharia biomédica e 43% das patentes em saúde e diagnóstico do país são oriundas do Medical Valley. Como estratégia, o grupo pretende trazer sua cultura e infraestrutura para outros países, a exemplo do que já fazem nos Estados Unidos, na China e, agora, no Brasil - onde devem se instalar oficialmente a partir de janeiro.

In loco
Durante a passagem pela UCPel, os visitantes puderam conhecer os laboratórios da área de Engenharia, em especial o de Microeletrônica e Processamento de Sinais. Após, estiveram no Laboratório de Neurociências Clínicas.

O HUSFP também esteve no roteiro. Lá, foram apresentados o Centro Acadêmico, o Laboratório de Análises Clínicas (LEAC), o Centro de Referência em Nefrologia, o Centro de Imagem e a UTI Geral.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?