/ Notícias / UCPel recebe Medalha Bronze do PGQP nesta sexta-feira (17)
UCPel recebe Medalha Bronze do PGQP nesta sexta-feira (17)
16.07.2015 | 18:08
UCPel recebe Medalha Bronze do PGQP nesta sexta-feira (17)
Na noite desta sexta-feira (17), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estará entre as destacadas organizações gaúchas reconhecidas por sua qualidade. Uma comitiva da UCPel, liderada pelo reitor José Carlos Bachettini Júnior, estará na FIERGS, em Porto Alegre, para receber a Medalha Bronze do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). 

O prêmio é um reconhecimento à gestão da Católica, que vem trabalhando com critérios de qualidade e excelência em seus processos. O tradicional "Oscar da Qualidade" será entregue em cerimônia a partir das 19h. Referência internacional por sua capacidade de mobilização e disseminação das práticas de gestão, 20º Prêmio Qualidade RS reúne empresas de diversos segmentos da economia gaúcha e as premia nas categorias Medalha de Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Em busca da excelência acadêmica, a UCPel busca transformação através da gestão participativa. Reconhecida no ano de 2014 como Instituição Comunitária, a Universidade iniciou, em 2012, a elaboração do Planejamento Estratégico (PE). O projeto, que contempla 20 anos, envolveu a comunidade universitária e promoveu a prática de pensar a Instituição, sustentando-se em 13 objetivos estratégicos, dentre eles a promoção de estratégias de excelência e diferenciação.

A partir daí, a UCPel elaborou sua autoavaliação alinhada aos critérios que compõem o Modelo de Excelência em Gestão, o início da gestão por processos nos setores de apoio, sistema de informação gerencial e reuniões de indicadores de desempenho, buscando o monitoramento e a participação da comunidade no processo de gestão.

Buscando constante aperfeiçoamento, no ano de 2014 a UCPel participou do Sistema de Avaliação da Gestão (SAG) do PGQP e criou a área da Qualidade junto à Assessoria de Planejamento e Controle (APCQ).

Na caminhada com o horizonte na excelência, a governança é imperativa. Em 2015, a UCPel participou do PGQP nos critérios de compromisso com a excelência, onde novamente a comunidade foi mobilizada e envolvida num processo de análise crítica, avaliação e melhoria contínua. 

De acordo com o coordenador da APCQ, Maurício Karini, o PGQP, como propulsor crítico e avaliativo nos processos e práticas de gestão, constitui oportunidade ímpar de mobilizar as competências da comunidade universitária para enfrentar desafios, adiantar-se às demandas da sociedade e de reforçar a posição da UCPel quanto à excelência acadêmica. "Nesta caminhada, a UCPel pretende implantar as melhorias do Plano de Ação do Sistema Gerencial e continuar participando das etapas de Autoavaliação e do Prêmio Qualidade RS do PGQP", adiantou. 

Para o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, o prêmio do PGQP é mais um dos reconhecimentos do trabalho que se iniciou em 2012, com a chamada "Operação Católica", o que viria a ser o embrião do Planejamento Estratégico. O reitor destaca que esse trabalho envolveu cerca de cem lideranças acadêmicas e administrativas em sua construção, enfatizando a gestão participativa em torno da ética, da transparência e da busca pela excelência. "É um selo de uma entidade qualificada a essa Universidade que é tão importante para a cidade de Pelotas e região. Isso pelo papel que cumpre no desenvolvimento social, econômico e cultural da zona Sul", disse.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?