/ Notícias / UCPel é Medalha Bronze no PGQP
UCPel é Medalha Bronze no PGQP
01.07.2015 | 17:15
UCPel é Medalha Bronze no PGQP
A UCPel está em festa por ter sido uma das instituições reconhecidas com a Medalha Bronze do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). O prêmio é o reconhecimento à gestão da Católica, que vem trabalhando com critérios de qualidade e excelência em seus processos. 

O tradicional "Oscar da Qualidade" será entregue em cerimônia que ocorre no dia 17 de julho, a partir das 19h, no Teatro do SESI, Porto Alegre. Referência internacional por sua capacidade de mobilização e disseminação das práticas de gestão, 20º Prêmio Qualidade RS reúne empresas de diversos segmentos da economia gaúcha e as premia nas categorias Medalha de Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante.

Em busca da excelência acadêmica, a UCPel busca transformação através da gestão participativa. Reconhecida no ano de 2014 como Instituição Comunitária, a Universidade iniciou, em 2012, a elaboração do Planejamento Estratégico (PE). O projeto, que contempla 20 anos, envolveu a comunidade universitária e promoveu a prática de pensar a Instituição, sustentando-se em 13 objetivos estratégicos, dentre eles a promoção de estratégias de excelência e diferenciação.

A partir daí, a UCPel elaborou sua autoavaliação alinhada aos critérios que compõem o Modelo de Excelência em Gestão, o início da gestão por processos nos setores de apoio, sistema de informação gerencial e reuniões de indicadores de desempenho, buscando o monitoramento e a participação da comunidade no processo de gestão.

Buscando constante aperfeiçoamento, no ano de 2014 a UCPel participou do Sistema de Avaliação da Gestão (SAG) do PGQP e criou a área da Qualidade junto à Assessoria de Planejamento e Controle (APCQ).

Na caminhada com o horizonte na excelência, a governança é imperativa. Em 2015, a UCPel participou do PGQP nos critérios de compromisso com a excelência, onde novamente a comunidade foi mobilizada e envolvida num processo de análise crítica, avaliação e melhoria contínua. 

De acordo com o coordenador da APCQ, Maurício Karini, o PGQP, como propulsor crítico e avaliativo nos processos e práticas de gestão, constitui oportunidade ímpar de mobilizar as competências da comunidade universitária para enfrentar desafios, adiantar-se às demandas da sociedade e de reforçar a posição da UCPel quanto à excelência acadêmica. "Nesta caminhada, a UCPel pretende implantar as melhorias do Plano de Ação do Sistema Gerencial e continuar participando das etapas de Autoavaliação e do Prêmio Qualidade/RS do PGQP", adiantou. 

Para o reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, o prêmio do PGQP é mais um dos reconhecimentos do trabalho que se iniciou em 2012, com a chamada "Operação Católica", o que viria a ser o embrião do Planejamento Estratégico. O reitor destaca que esse trabalho envolveu cerca de cem lideranças acadêmicas e administrativas em sua construção, enfatizando a gestão participativa em torno da ética, da transparência e da busca pela excelência. "É um selo de uma entidade qualificada a essa Universidade que é tão importante para a cidade de Pelotas e região. Isso pelo papel que cumpre no desenvolvimento social, econômico e cultural da zona Sul", disse.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?