/ Notícias / Reitor Bachettini participa de Assembleia da ABRUC em Brasília para discutir o FIES
Reitor Bachettini participa de Assembleia da ABRUC em Brasília para discutir o FIES
24.03.2015 | 17:46 | #institucional
Reitor Bachettini participa de Assembleia da ABRUC em Brasília para discutir o FIES
O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Dr. José Carlos Bachettini Junior, esteve em Brasília reunido com o Ministro Interino da Educação, Luis Cláudio Costa e reitores das instituições vinculadas à Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC). Na ocasião, a pauta tratada por um quórum de mais de 60 reitores dizia respeito às novas regras do Financiamento Estudantil (FIES) e as travas estabelecidas pelo MEC, com relação aos reajustes legítimos das Universidades. A mesa principal da sessão foi composta pelo presidente da ABRUC e reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Pedro Rubens, deputado federal pela Bahia, Antônio Brito, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Antônio Alencar, presidente do Conselho Nacional de Educação e reitor da Universidade Católica de Brasília, Gilberto Garcia e o ministro Luis Cláudio Costa.

De acordo com o Ministro Interino, nenhum aluno com bolsa do FIES perderá o benefício por problemas no sistema e todos terão até o dia 30 de abril de 2015 para operarem o aditamento. Na ocasião, Costa também apresentou as propostas do novo FIES, que terá um formato semelhante à concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (PROUNI), com número de bolsas informadas pelas Instituições de Ensino - estas serão distribuídas aos interessados com base nas melhores notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

A ABRUC também enviou mais uma série de questionamentos ao Ministro Interino, com prazo de resposta estipulado até o dia 31 de março. O grupo de reitores, reunido em assembleia extraordinária, deliberou que, caso não obtenha respostas sobre seus questionamentos, entrará com uma ação judicial coletiva contra o Governo Federal. O MEC fará a análise individual de cada uma das planilhas de custo das Instituições de Ensino, sejam elas comunitárias ou privadas e prometeu descredenciar as instituições que cometeram abusos – algumas com reajustes de 200%. 

Aditamento na UCPel
Na última semana, o sistema de aditamento do FIES foi destravado para todas as instituições, com posterior análise dos reajustes e de suas planilhas de custo. A UCPel já aditou praticamente todos os contratos de seus alunos que possuem o benefício. Aqueles que ainda não o fizeram devem procurar a Central Financeira da UCPel, de segunda a sexta-feira, no Campus I, no horário das 11h às 20h, presencialmente ou pelos telefones (53) 2128-8048 ou 2128-8049.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?