/ Notícias / Redes de Cooperação atinge meta e anuncia lançamentos para 2015
Redes de Cooperação atinge meta e anuncia lançamentos para 2015
26.01.2015 | 14:57 | #institucional
Redes de Cooperação atinge meta e anuncia lançamentos para 2015
O Programa Redes de Cooperação realizado com a parceria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) atingiu a meta de seis grupos criados em 2014. Padarias, autopeças, pousadas e hotéis de pequeno porte, agropecuárias e pet shops, suprimentos e escolas de educação infantil são os segmentos que se associaram no ano passado em busca da cooperação para o crescimento. O lançamento oficial das redes deverá ser realizado em meados de março de 2015. 

Após definir as áreas com maior potencial na região e realizarem sensibilizações com as empresas, os consultores do Programa Redes propuseram ações específicas com cada segmento. Depois de etapas como a identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças das empresas, já houve a criação do regulamento - regimento interno e código de ética -, a eleição da diretoria e o Planejamento Estratégico para um ano. Definição da marca, ações em negociação e marketing, expansão e inovação estão entre os itens planejados.

A proposta é romper a barreira da competição e trazer a associação como um trunfo para elevar o nível das empresas. Agregar demandas para custos reduzidos, diluir investimentos em marketing, maior presença em exposição de marca, troca de experiências, busca de ações inovadoras para o grupo - que poderiam ser menos acessíveis para empreendedores individuais - e ganho de qualidade - por elevar o padrão em relação a empreendimentos que não fazem parte da rede - são alguns dos benefícios mencionados por consultores e associados. 

Um dos maiores desafios do Programa Redes é fomentar a cultura da cooperação na região. Fomentado pela Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe) do governo do Estado, o Programa Redes não tem nenhum custo para as empresas. Requer, apenas, dedicação. "Quanto mais o empresário se envolver com as decisões, mais benefício vai ter", aponta o consultor Max Beskow. "Cada um se doa voluntariamente para a rede e a rede dá o retorno a ele também", reforça a também consultora Lilia Goldschmidt.

Além das novas redes, os consultores seguem acompanhando a Rede Macsul, de materiais de construção, originada da primeira edição do Programa Redes na região.

Ganhos e vantagens

Para a presidente da Rede Criança, Adriana Bürkle, um dos maiores destaques do Programa é a troca de experiências. Através da Rede, as escolas de educação infantil podem compartilhar ações positivas e também identificar, muitas vezes, que a realidade de uma não é exclusiva, mas faz parte do anseio de todas. "Nos unimos para vencer as dificuldades, que são gerais", conta.

Para Júlio Rodrigues, presidente da Rede Mais Sabor, um dos maiores destaques é a vantagem na hora da compra de insumos. "Somos um conjunto e mostramos ao fornecedor a nossa força. Somos parceiros", pontua.

O presidente da Vetfort, Rodrigo França, menciona a padronização das lojas para melhor atendimento. "Quando estamos em um conjunto podemos ter visões e ideias diferentes. Isso é importante para alavancar a empresa", avalia. Para ele, o comprometimento dos participantes pode influenciar, inclusive, na percepção em relação ao mercado. Compartilhando, é possível "sentir" os rumos de cada segmento e motivar mudanças de estratégia.

Para 2015, o próximo passo é a implementação das ações previstas e busca de novos associados. Neste ano, a Sesampe irá promover cursos de até 150 horas para os grupos associados, na área que elegerem a mais importante. A UCPel irá disponibilizar espaço físico e o know-how para a atividade.

Conheça as Redes criadas:

Rede Mais Sabor (Padarias) - 14 empresas
Lançamento: 03/03, no Auditório do Sesi
Rede Criança (Escolas de Educação Infantil) - 10 empresas
Lançamento: 12/03, no Auditório Dom Antônio Zattera
Rede Unicar (Autopeças) - 09 empresas
Lançamento: 20/03, no Auditório Dom Antônio Zattera
Rede Vetfort (Agropecuárias e Pet Shops) - 12 empresas
Lançamento: data a definir
Rede Unihotéis Sul (Hotéis e Pousadas) - 10 empresas
Lançamento: 19/03
Rede de Suprimentos (Serviços voltados para Construção Civil) - 14 empresas
Lançamento: data a definir

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?