/ Notícias / Liga de Oncologia da UCPel promove ação pelo Novembro Azul
Liga de Oncologia da UCPel promove ação pelo Novembro Azul
20.11.2014 | 17:40 | #medicina
Liga de Oncologia da UCPel promove ação pelo Novembro Azul
A saúde do homem estará em evidência neste sábado (22) no Calçadão de Pelotas. A partir das 13h30min, acadêmicos e professores do curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estarão disponíveis para tirar dúvidas e esclarecer diversos aspectos ligados à saúde masculina. O serviço é promovido pela Liga Acadêmica de Oncologia e Hematologia.

O alerta sobre o câncer mais comum entre os homens, o de próstata, será o foco do evento. O grupo estará reforçando a importância da realização do PSA, exame de sangue específico para detectar o problema. No local também haverá distribuição de folders informativos e aferição de pressão.

A presidente da Liga, Ândrea Pires Daneris, do terceiro ano de Medicina, comenta que a ação é uma oportunidade para conscientizar os homens de que cuidar da saúde é importante e desmistificar o receio em consultar o médico. Estatísticas apontam que de cada seis homens, um vai ter câncer de próstata.

A campanha Novembro Azul busca combater o câncer de próstata e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos. O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros.

O câncer de próstata
Segundo dados da campanha Novembro Azul, na fase inicial o câncer de próstata não tem sintomas - daí a necessidade de exames preventivos frequentes. Homens a partir dos 45 anos de idade devem procurar um urologista anualmente. Dentre os fatores de risco estão hereditariedade e idade - as possibilidades crescem conforme o envelhecimento.

O diagnóstico precoce é aliado dos homens no tratamento, que oferece até 90% de chances de cura.

No HUSFP
No Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) está sendo realizada campanha durante todo o mês de novembro. Durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) o Grupo de Humanização abordou o tema com os participantes. Até o final do mês ficará exposto no Hospital um painel com informações sobre doenças do homem, câncer de próstata e orientações para qualificar a saúde masculina.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?