/ Notícias / UCPel promove mês voltado para a saúde do idoso
UCPel promove mês voltado para a saúde do idoso
UCPel promove mês voltado para a saúde do idoso
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde do Idoso) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) realiza, nos dias 07, 14, 21 e 28 de novembro a 2ª Jornada de Saúde do Idoso. O evento é voltado para usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Getúlio Vargas, mas a comunidade interessada também pode participar.

Devido ao espaço reduzido da UBS Getúlio Vargas, a Jornada ocorrerá na Escola Municipal Francisco Caruccio (Caic Pestano), explica a tutora do Pet-Saúde do Idoso, professora Isabel Lorenzet. Temas relacionados ao envelhecimento, qualidade de vida e inserção social serão trabalhos no encontro. “Na primeira edição do evento foi possível verificar como os participantes se sentiram valorizados por terem pessoas preocupadas com eles”, conta a professora.

O primeiro dia de atividades, 07, será voltado para a saúde da mulher e do homem. “Temos uma preocupação especial com a saúde dos idosos do sexo masculino e sua inserção social, visto que eles acabam se tornando menos ativos que as mulheres nesse período da vida”, comenta. No dia 14, a temática Dificuldades de Memória terá espaço. Já no dia 21, a temática abordada será ou Saúde Bucal ou Emergência de Idosos. No dia 28, será apresentada a experiência dos grupos de convivência existentes na UBS do Getúlio.    

Todas as atividades serão ministradas pelos sete acadêmicos bolsistas, que ficarão responsáveis pela preparação dos temas que serão abordados durante os quatro dias do encontro. A coordenação geral do PET-Saúde é da professora Moema Chatkin e as preceptoras são as enfermeiras Ana Rita Herbstrith, Denise Feilstricker, Eliedes Ribeiro e Marta Perello. O Caic Pestano fica localizado à Avenida Leopoldo Brod, 3.220.

Pet Saúde do Idoso
É um projeto elaborado pela UCPel aprovado junto ao Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) do Governo Federal. Com participação dos cursos da área de Saúde da Universidade – Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Psicologia – além do Serviço Social, a proposta prevê a atuação de equipes multidisciplinares em subprojetos ligados à implantação/implementação de cinco áreas: saúde do idoso, saúde mental, qualidade da atenção básica, gestão do sistema de saúde e vigilância à saúde.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?